FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.11 está adicionando o "Big Block Mode" do VirtIO-MEM

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Kernel Linux 5.11 está adicionando o "Big Block Mode" do VirtIO-MEM


Confira !!

O trabalho de memória VirtIO (VirtIO-MEM) coberto anteriormente em seu modo Big Block "BBM" chegará ao Linux 5.11.

O trabalho de recursos liderado pela Red Hat foi enviado hoje como parte das atualizações do Linux 5.11 virtIO. Trata-se de superar uma limitação atual de que o driver VirtIO-MEM só pode suportar tamanhos de bloco de dispositivo até o tamanho de um único bloco de memória Linux. O Big Block Mode permite qualquer tamanho de bloco de dispositivo para qualquer máquina virtual Linux, mesmo se for maior do que um tamanho de bloco de memória Linux do sistema em execução.

David Hildenbrand, da Red Hat, resumiu o funcionamento do Modo Big Block do VirtIO-MEM como:

O virtio-mem atualmente só suporta tamanhos de bloco de dispositivo que abrangem no máximo um único bloco de memória Linux. Por exemplo, páginas gigantescas no hipervisor resultam em x86-64 em um tamanho de bloco de dispositivo de 1 GiB - quando o tamanho do bloco de memória do Linux é 128 MiB, não podemos oferecer suporte a tais dispositivos (falha ao carregar o driver). Obviamente, queremos oferecer suporte a qualquer tamanho de bloco de dispositivo em qualquer VM Linux.

Tamanhos de bloco de dispositivo maiores se tornarão especialmente importantes uma vez que oferecem suporte a VFIO no QEMU - cada bloco de dispositivo deve ser mapeado separadamente e o número máximo de mapeamentos para VFIO é 64k. Portanto, geralmente queremos blocos na faixa de gigabytes quando queremos aumentar o tamanho da VM.

O BBM agora está sendo mainlined para o ciclo do kernel Linux 5.11 que deve sair em por volta de fevereiro de 2021.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário