FERRAMENTAS LINUX: O Intel P-State Schedutil do Kernel Linux 5.11 é ajustado para ter melhor eficiência. Evite rodar ele "muito rápido"

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Intel P-State Schedutil do Kernel Linux 5.11 é ajustado para ter melhor eficiência. Evite rodar ele "muito rápido"

 


Confira !!


Na semana passada, as atualizações de gerenciamento de energia do Linux 5.11 foram mescladas, enquanto na terça-feira algum material novo adicional foi mesclado, principalmente em torno do governador de escalonamento de frequência de CPU P-State da Intel quando executado com o governador "Schedutil" que faz uso dos dados de utilização do agendador do kernel.

Com esta solicitação de pull para P-State é um retrabalho para seu caminho de switch rápido de modo passivo para evitar "executar algumas cargas de trabalho muito rápido" e agora terá melhor eficiência de energia em casos selecionados, enquanto ainda fornece energia suficiente para lidar com a corrente trabalhos. Há também outra alteração no P-State para permitir que o valor de desempenho garantido para uma determinada CPU seja aumentado após o tempo de inicialização.

Quanto à solução P-State Schedutil em torno de algumas cargas de trabalho em execução atualmente "muito rápidas", Rafael Wysocki da Intel, que também atua como mantenedor do gerenciamento de energia do Linux, escreveu sobre a série de patches de sua autoria:

Usaro  intel_pstate no modo passivo com HWP habilitado, em particular sob o governador schedutil, ainda é meio problemático, porque ele deve assumir que não deve permitir que a frequência caia abaixo da solicitada pelo governador. Por esse motivo, ele converte a frequência alvo em HWP.REQ.MIN, o que geralmente faz com que o processador funcione um pouco rápido demais.

Além disso, isso permite que o algoritmo HWP use qualquer frequência entre o alvo e HWP.REQ.MAX que corresponde ao limite máximo da política e algumas cargas de trabalho fazem com que ele vá para a frequência turbo máxima prematuramente, o que prejudica a eficiência energética sem melhorar o desempenho, mesmo que o próprio governador schedutil não permitisse que a frequência aumentasse tão rapidamente.

Esta série de patches tenta melhorar a situação introduzindo um novo retorno de chamada do driver, permitindo que o driver receba mais informações do governador. Em particular, isso permite que os níveis de desempenho mínimo (obrigatório) e alvo (desejado) sejam transmitidos a ele e que possam ser usados ​​para fornecer melhores dicas para o hardware.

Essa série que melhora o comportamento do P-State Schedutil está agora no Kernel Linux 5.11 por meio deste PR que contém essas alterações do P-State, além de expor as informações do domínio de frequência do CPPC via sysfs (este último trabalho conduzido pela Arm).

O Schedutil é o governador de escalonamento moderno do Linux para CPUFreq / P-State para fazer uso dos dados de utilização do agendador do kernel. Schedutil está se tornando cada vez mais usado - e padronizado - em mais ambientes. O Schedutil ainda geralmente fica aquém em nossos próprios testes do governador de "desempenho", mas estará entregando alguns novos testes do governador de potência / desempenho em breve com CPUs Intel / AMD.

Fonte

Até a próima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário