FERRAMENTAS LINUX: O Mesa 21.0 adiciona o suporte para a codificação do Radeon HEVC SAO

sábado, 5 de dezembro de 2020

O Mesa 21.0 adiciona o suporte para a codificação do Radeon HEVC SAO

 



Confira !!


Para o hardware "Video Core Next 2" como o Navi e as APUs Renoir , o suporte para "sample adaptive offset" HEVC chegou ao Mesa 21.0.

O VCN 2.0 veio inicialmente com o Navi 1x e um recurso que agora está sendo exposto no código de codificação de vídeo Mesa 21.0 Radeon é o suporte para desvio adaptativo de amostra HEVC / H.265, ou SAO para breve. Conforme explicado em IEEE.org , Sample Adaptive Offset para HEVC é uma técnica de filtragem em loop para reduzir a distorção da amostra. A partir desses dados publicados, " é relatado que SAO atinge em média 3,5% de redução da taxa de BD e até 23,5% de redução da taxa de BD com menos de 1% de aumento no tempo de codificação e cerca de 2,5% de aumento no tempo de decodificação em condições de teste comuns de HEVC software de referência da versão 8.0. " para o Mesa 21.0 para o driver Radeon Linux de código aberto, há o suporte para HEVC SAO durante a codificação acelerada por GPU para VCN2 e mais recentes. Sim, isso também inclui HEVC SAO habilitado para CDNA "Arcturus" no VCN2.5 e o Radeon RX 6000 "Navi 2" no bloco VCN3 mais recente.

Do outro lado da mesa, a NVIDIA oferece suporte ao HEVC SAO com sua pilha de drivers proprietários e interface NVENC desde o Pascal.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário