FERRAMENTAS LINUX: O novo driver NTFS Linux foi atualizado com um melhor tratamento de compactação

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O novo driver NTFS Linux foi atualizado com um melhor tratamento de compactação

 


Confira !!


Uma das surpresas deste ano no mundo do kernel Linux foi a Paragon Software querendo fazer o upstream de seu driver de kernel "NTFS3" que suporta operações de leitura e gravação em sistemas de arquivos Microsoft NTFS e é muito mais completo do que o kernel NTFS focado em leitura existente driver ou o driver FUSE NTFS do espaço do usuário. O driver ainda não foi instalado, mas continua a ser atualizado na preparação para esse marco.

Esta semana viu os patches de driver do kernel "NTFS3" acelerados pela décima quarta vez, enquanto continua passando por revisão para, se tudo correr bem, ser incluído na linha principal em um ou dois ciclos do kernel. A Paragon foi rápida em abordar o feedback inicial após um primeiro patch bastante difícil e eles foram rápidos em repeti-lo em resposta ao feedback do desenvolvedor upstream.

Com os patches "v14", agora que muitos dos outros comentários técnicos foram tratados em revisões anteriores, um dos novos recursos que estão sendo trabalhados é um melhor suporte à compressão. O suporte de compressão do driver NTFS3 é baseado neste código do XPRESS e LZX originalmente escrito para o driver NTFS-3G, bem como o código WIMLIB . Esse código foi todo escrito por Eric Biggers do Google, conhecido por seu trabalho em FSCRYPT e outros desenvolvimentos de armazenamento e compactação Linux.

Portanto, com esta última iteração dos patches NTFS3, o suporte à compactação é mais completo para lidar com arquivos compactados do sistema de arquivos. O NTFS oferece suporte à compactação por arquivo e também à compactação no nível da unidade. O Windows 10 oferece suporte ao "Compact OS", que permite compactar toda a partição do sistema usando XPRESS ou LZ4.

É ótimo ver a Paragon Software continuar a obter o suporte do driver NTFS3 e se tornar uma opção muito viável, finalmente, para um ótimo suporte ao sistema de arquivos NTFS no Linux em 2021. É uma pena, embora tenha demorado tanto e aparentemente até seu código encerrou sua vida comercial antes de iniciar os planos de upstreaming, mas antes tarde do que nunca, dado o quão amplamente usado o NTFS permanece. Separadamente, o exFAT de código aberto apoiado pela Samsung o driver continua amadurecendo muito bem no kernel principal também.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário