Confira !!
O projeto Webboot está em desenvolvimento há mais de um ano como um meio fácil de inicializar imagens ISO do Linux a partir da web. A partir desse ambiente de inicialização mínimo, os usuários podem configurar sua conexão de rede e baixar um novo ISO ou usar um ISO pré-existente. A partir daí, o Webboot permite kexec'ing naquele ISO para inicializá-lo.
O Webboot foi anunciado na Open-Source Firmware Conference 2019, enquanto no OSFC 2020 da semana passada, os desenvolvedores estavam fornecendo uma atualização sobre suas muitas melhorias no ano passado. Webboot faz parte do U-Root baseado em Golang e é usado com LinuxBoot. O Webboot se destina a permitir ter vários ISOs ativos em uma única inicialização USB e cenários semelhantes onde você pode desejar buscar e inicializar de forma rápida e fácil novos ISOs do Linux.
O Webboot consiste em uma interface de usuário baseada em texto, não requer muito na forma de configuração com a tentativa de lidar automaticamente com a adição / remoção de ISOs para a mídia USB e a passagem de parâmetros de kernel adequados, dependendo da distribuição / sistema operacional para permitir para um processo de inicialização kexec'ed com sucesso.
O Webboot tem visto uma experiência de usuário muito melhor desde 2019 graças ao trabalho da interface do usuário, suporte para configuração de conexões WiFi dentro do Webboot, melhores opções de armazenamento persistente e muito mais. Movendo-se para 2021, eles planejam ver mais distribuições Linux funcionando bem com o Webboot, permitir o manuseio de checksum ISO e outros recursos.
Mais detalhes sobre o Webboot por meio da apresentação OSFC 2020 (PDF). O código Golang para Webboot é hospedado via U-Root no GitHub.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário