Confira !!
Em outubro, engenheiros da Tencent propuseram DMEMFS como o "Direct Memory File-System" para Linux. O DMEMFS trata de reservar um pouco de RAM que não é gerenciado pelo kernel para evitar essa sobrecarga e, por sua vez, expô-lo diretamente às máquinas virtuais na nuvem. Esses patches de kernel DMEMFS iniciais agora foram atualizados pela Tencent enquanto eles continuam trabalhando para obter essa funcionalidade no kernel do Linux.
O foco do DMEMFS da Tencent é evitar os bits de memória salvos removendo a página de estrutura que é tradicionalmente associada a cada memória física. É minúsculo e não tem muita sobrecarga até mesmo para desktops de última geração, mas quando se trata de servidores massivos e outras implantações por hiperscalers, a economia de memória pode ser benéfica. Os engenheiros da Tencent estimam que, evitando a página de estrutura de cada página física para a memória do convidado em um servidor com 320 G de RAM, eles podem economizar cerca de 5 G de memória com DMEMFS.
O DMEMFS permite extrair uma parte definida da memória do sistema que é então reservada e pode ser montada para acesso ao espaço do usuário como um sistema de arquivos Linux tradicional. O QEMU pode então ser configurado para usar essa área DMEMFS montada como o armazenamento de backup de memória ao iniciar as máquinas virtuais.
Com este primeiro conjunto de patch atualizado para DMEMFS desde outubro, os patches do Direct Memory File-System foram refeitos no Linux 5.10 Git e outras melhorias de baixo nível feitas.
Essa implementação equivale a pouco mais de 3 mil linhas de código . É aí que as coisas estão agora, enquanto se aguarda uma segunda rodada de revisão desses patches para possível inclusão na linha principal no futuro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário