FERRAMENTAS LINUX: O Suporte para AMD S2idle para o Linux está se esquivando

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Suporte para AMD S2idle para o Linux está se esquivando


Confira !!


Bem a tempo para os próximos processadores móveis AMD Ryzen série 5000, parece que o suporte S2idle está finalmente chegando ao Linux para maior economia de energia.

Conforme abordado anteriormente, o Kernel Linux 5.11 escolheu um driver AMD SoC PMC que é responsável por lidar com as transações S2idle conduzidas pelo firmware da plataforma no SMU. Enviado na terça-feira como parte de um conjunto secundário de mudanças de ACPI para o Kernel Linux 5.11 é mais trabalho de habilitação AMD S2idle.

Este código mais recente é para fornecer suporte inicial para S2idle (suspender para ocioso S0ix) enquanto depende amplamente do código do kernel existente escrito pela Intel. O que precisava ser discutido com esse código era a implementação do BIOS para métodos ACPI como _DSM(métodos específicos do dispositivo) não estão sendo padronizados e, portanto, precisam de tratamento específico do fornecedor. Portanto, com este código agora no kernel de ontem, o código do Linux S2idle pode usar corretamente os métodos _DSM apropriados no Linux.

O suporte inicial para S2Idle baseado na implementação da Intel não funciona para AMD, pois a implementação do BIOS para métodos ACPI como _DSM não é padronizada.

Portanto, a maneira como os UUIDs foram analisados ​​e os pacotes ACPI foram recuperados dos objetos ACPI não é a mesma entre a Intel e a AMD.

Este patch adiciona suporte AMD para S2Idle para analisar o UUID, avaliar os métodos _DSM, preparar a lista de restrições Idle etc.

Em última análise, trata-se de colocar o SoC em seu estado ocioso de plataforma de energia mais baixa. O patch parece implicar que S2idle agora deve estar trabalhando para plataformas AMD suportadas - bem, sem as habituais implementações de BIOS peculiares e outras dores de cabeça de gerenciamento de energia freqüentemente vistas entre laptops de consumidores. Estarei cavando mais no manuseio do AMD S2idle durante as férias, mas em qualquer caso, este código mais recente para ele atingiu a árvore principal do Linux ontem após esta solicitação de pull da ACPI e parece que uma melhor economia de energia do AMD Linux pode estar no horizonte.


Fonte

Até a próxima !!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário