Confira !!
Uma das adições à especificação NVMe que foi ratificada este ano é o comando "cópia simples", que permite copiar vários intervalos contíguos para um único destino. Essa operação de cópia simples é transferida para o controlador SSD. O suporte do kernel Linux para a cópia simples do NVMe está sendo preparado.
A cópia simples permite descarregar as operações de cópia de vários LBAs de origem para um único LBA de destino. Esta operação de descarregamento de cópia é semelhante a SCSI Extended Copy "XCOPY", mas muito mais simples. A movimentação de dados é tratada exclusivamente pelo controlador SSD e esta extensão foi projetada com o suporte de Espaços Nomes Zoneados (ZNS) NVMe em mente.
Foram enviados na sexta-feira os patches que implementam o suporte a cópia simples dentro do código NVMe do kernel e camada de bloco.
Até agora, algumas preocupações foram levantadas pelos desenvolvedores do kernel sobre a necessidade de um fallback lógico na camada de bloco caso a cópia simples não fosse suportada pelo dispositivo, o que, por sua vez, forneceria um fallback de cópia seguro. Casos de uso também foram discutidos para cópia simples como na coleta de lixo para os sistemas de arquivos F2FS e Btrfs, bem como em uso pelo código dm-kcopyd. Dadas as tentativas anteriores de usar o suporte SCSI XCOPY principal não deram certo, há preocupações crescentes em garantir que o código de cópia simples do NVMe esteja em boa forma antes da fusão.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário