FERRAMENTAS LINUX: A Intel publica os patches de driver Linux iniciais para o novo "Display 13"

sábado, 30 de janeiro de 2021

A Intel publica os patches de driver Linux iniciais para o novo "Display 13"

 


Confira !!


Os desenvolvedores de drivers de código aberto da Intel começaram a postar patches para trazer "Display13" como seu IP de exibição de próxima geração que parece que será introduzido após as próximas plataformas Rocket Lake / Alder Lake / DG1.

Os patches surgiram pela primeira vez hoje no contexto deste novo bloco "Display13" como seu mais novo display de propriedade intelectual. Display13 é descrito como "uma evolução bastante natural" do Display12 como encontrado com hardware gráfico Gen12 como Tiger Lake, Rocket Lake, DG1 e Alder Lake S. O código hoje não está introduzindo nenhum novo suporte de plataforma, mas está apenas preparando a base em torno do novo Display13.

Display13 traz uma configuração de plano idêntica a Rocket Lake (5 planos universais e um plano de cursor), recuperação de under-run aprimorada, suporte para avanços planos de até 128 KB, melhorias no gerenciamento de energia e até 255 linhas de marca d'água em comparação com o limite anterior de 31 Uma anedota interessante dos patches é com o hardware Display13, quando o sistema tem suporte Intel VT-d habilitado e o uso da largura de banda do display é maior em 5%.

Os patches iniciais do Intel Display13 já estão disponíveis para análise mas, novamente, não é muito interessante neste estágio, pois ainda não está em conjunto com nenhum novo suporte de plataforma. Mas isso aumenta as esperanças de ver um novo suporte à plataforma Intel em breve - afinal, o suporte gráfico do Rocket Lake e Alder Lake Linux está ficando quadrado e especialmente no caso da nova geração de gráficos Intel, eles tendem a publicar o kernel inicial patches com pelo menos um ano ou mais de antecedência, muitas vezes, para permitir que tudo fique bem resolvido antes do lançamento.

O suporte oportuno do driver Linux de código aberto da Intel para quase todo o hardware continua sendo um aspecto excelente como parte de seu excelente trabalho de código aberto e também geralmente dá tempo para colocar esses bits em todas as principais distribuições Linux de primeiro nível antes que o hardware seja enviado aos consumidores . Sabemos que Display13 está além do Lago S Alder, então isso o coloca talvez em seu sucessor, Lago Meteoro. Meteor Lake não deve ser lançado até o final de 2022 ou 2023 e foi referido como tendo gráficos Xe Gen "12.722". Também é possível que o Display13 seja encontrado pela primeira vez em uma de suas ofertas de placas de vídeo discretas, depois do DG1.










Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário