Confira !!
O suporte a Wayland da NVIDIA está finalmente se reunindo, embora muito atrasado com o suporte de passagem do DMA-BUF e agora patches pendentes contra o XWayland para suportar OpenGL e aceleração de hardware Vulkan com seu driver proprietário.
Os patches pendentes para o código XWayland do servidor X.Org emparelhados com uma atualização de driver proprietário ainda a ser lançada finalmente permitem a renderização acelerada por hardware com o XWayland.
Os patches do XWayland foram enviados pelo desenvolvedor de drivers da NVIDIA, Erik Kurzinger, que esteve envolvido em muitos de seus negócios com o Wayland. Quanto ao desempenho que observou, "O desempenho deve estar praticamente no mesmo nível do X11 nativo com base no benchmarking que fiz. Ainda há uma cópia extra irritante necessária para a apresentação de aplicativos em janela, mas o impacto não parece ser significativo e os aplicativos de tela fll não terão esse problema (desde que o compositor suporte a interface zwp_linux_dmabuf_v1 necessária). "
Os patches estão atualmente para revisão .
Esperamos que este trabalho chegue a tempo para o início das versões autônomas do XWayland separadas do xorg-server. Elas devem começar nesta primavera a tempo para o lançamento do Fedora 34 , provavelmente a primeira distribuição do XWayland autônomo pacotes.
Com este e outro driver proprietário da NVIDIA pendente para melhorar o suporte ao Wayland, esperamos que no Ubuntu 21.10 vejamos o GNOME no Wayland por padrão, de modo que para o Ubuntu 22.04 o LTS também está longe do X.Org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário