Confira !
Até agora, para a CES virtual desta semana, não houve nenhum grande anúncio CXL 2.0 desde que a especificação do Compute Express Link 2.0 foi finalizada em novembro, mas o suporte do kernel Linux para esta interconexão CPU-dispositivo continua se unindo e será esperançosamente alinhado em um próximo lançamento.
Em novembro, a especificação CXL 2.0 foi publicada e imediatamente após a Intel começar a postar patches de suporte ao Linux para implementar a especificação com um foco inicial em dispositivos de memória tipo 3 como expansores de memória para RAM ou memória persistente.
Essa habilitação inicial do CXL 2.0 está sendo feita em parte por meio da emulação, existindo também patches contra o QEMU para teste. Ben Widawsky da Intel, que tem liderado o esforço, enviou a terceira rodada de patches na segunda-feira para suporte CXL 2.0 no kernel do Linux e ainda se concentrando no suporte inicial de dispositivo de memória "tipo 3".
Esta primeira rodada de patches CXL 2.0 para 2021 traz muitas melhorias de baixo nível para o código, várias correções, mais dados sendo expostos via sysfs e mais documentação.
O trabalho ainda está em andamento e, portanto, pode não chegar ao Linux 5.12 nesta primavera, mas pelo menos está progredindo e provavelmente deve ser fundido confortavelmente este ano. Os patches mais recentes para os interessados neste novo padrão de interconexão da indústria podem encontrá-los no LKML .
Entre os principais apoiadores do Compute Express Link estão Intel, AMD, Dell EMC, HPE, Google, Facebook, Microsoft e muitos outros. Este ano, esperamos ouvir mais sobre os dispositivos CXL 2.0 com esta especificação mais recente baseada no padrão físico PCI Express 5.0.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário