Confira !!
Mesmo em 2021, o desenvolvedor de driver de fonte aberta AMD Mesa de longa data, Marek Olšák, não concluiu a otimização do OpenGL para fornecer o melhor desempenho possível com o driver gráfico Radeon. O trabalho mais recente de Marek inclui mais aprimoramentos de threading OpenGL e outros trabalhos aparentemente direcionados a cargas de trabalho SPECViewPerf.
Marek passou as últimas semanas trabalhando para remover os últimos travamentos de sincronização de encadeamento OpenGL que acontecem com SPECViewPerf 13. Como parte desta última solicitação de pull, ele adicionou suporte a glthread para executar listas de exibição de forma assíncrona. Além disso, existem algumas outras melhorias no código OpenGL também.
Esse trabalho foi todo realizado hoje no Mesa 21.1-devel como parte desta solicitação de mesclagem .
Isso segue uma melhoria de 2 ~ 5x para SPECViewPerf com o driver RadeonSI que veio junto no final do ano passado. O desenvolvedor da AMD Pierre-Eric Pelloux-Prayer também conseguiu algumas melhorias no Mesa no mês passado, onde para alguns cenários o desempenho aumentou em um fator de 1,2 ~ 2,0x.
Dado todo esse trabalho recente e o foco no SPECViewperf, parece que um grande cliente da AMD já está usando RadeonSI ou planejando fazê-lo em produção para tais casos de uso de estação de trabalho. Ótimo ver mais interesse de tais clientes no driver Mesa de código aberto em comparação com seu componente OpenGL proprietário de longa data que eles continuam a manter no Linux, mas com retornos aparentemente decrescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário