FERRAMENTAS LINUX: O Chrome 89, está se preparando para ser enviado com um codificador AV1 para o uso no WebRTC

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O Chrome 89, está se preparando para ser enviado com um codificador AV1 para o uso no WebRTC

 

Confira !!


Agora que o Chrome 88 foi lançado, a atenção está voltada para o Chrome 89, do qual uma mudança técnica interessante é a ativação do suporte de codificação AV1 no navegador da web.

Voltando a 2018, havia o  suporte para a decodificação AV1 dentro do navegador quando você queria desfrutar de conteúdo codificado neste codec moderno e livre de royalties. Mas agora para o Chrome 89 está chegando o suporte para codificação AV1.

O suporte de codificação AV1 está sendo adicionado para o caso de uso WebRTC para conferência em tempo real. Aplicativos da Web como WebEx, Meet e Duo (entre outros) já oferecem suporte ao uso de AV1 para melhor eficiência de compactação, manuseio aprimorado de baixa largura de banda e maior eficiência de compartilhamento de tela. Embora a codificação AV1 baseada em hardware ainda não seja comum, as compilações de desktop do Chrome Linux / macOS / Windows estão adicionando a capacidade de usar a codificação AV1 baseada em CPU.

O sinalizador de codificação AV1 está sendo ativado no Chrome 89 e está usando o codificador de referência AOMedia libaom. O desempenho do codificador AOMedia AV1 pode variar enormemente dependendo do seu processador, mas pelo menos para cenários de resolução mais baixa ou diminuir muito a qualidade deve funcionar bem para a maioria dos usuários.

Os detalhes sobre os planos de codificação do Chrome AV1 para o marco 89 podem ser encontrados, seu desempenho ainda está melhorando .

Além da codificação AV1, o Chrome 89 também está trabalhando no suporte a uma série de novas propriedades CSS, a API Streams para criar / compor / consumir fluxos arbitrários de dados, a palavra-chave await será compatível com módulos JavaScript de nível superior, suporte WebNFC para navegador com base em NFC tags suporte, novo suporte Web Share API, habilitação de WebHID, e outras novas interfaces da web em trabalho.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário