FERRAMENTAS LINUX: A GNU C Library 2.33 deve ser lançada em breve - e é muito empolgante devido ao "HWCAPS"

domingo, 31 de janeiro de 2021

A GNU C Library 2.33 deve ser lançada em breve - e é muito empolgante devido ao "HWCAPS"

 

Confira !!


Embora a maioria dos usuários de Linux provavelmente não fique entusiasmada ao ouvir sobre um novo lançamento da Glibc, a versão 2.33 da GNU C Library deve ser lançada na próxima semana e é bastante interessante por ter a nova funcionalidade HWCAPS abrindo para uma saída mais otimizada Desempenho do Linux pronto para o uso.

GNU C Library 2.33 tem lançamento previsto para 1 de fevereiro e é esperado para Ubuntu 21.04, Fedora 34 e outras distribuições futuras. Embora esta atualização da biblioteca C tenha muitas melhorias, o que mais nos entusiasma é o trabalho do HWCAPS. O histórico do trabalho dos Glibc HWCAPs foi coberto no verão passado em Glibc-HWCAPS para ajudar nas otimizações Zen da AMD, outros bits de desempenho por CPU . Este trabalho HWCAPS também está ligado ao trabalho que desde então foi escolhido pelo GCC 11 e LLVM Clang 12 níveis de recursos da microarquitetura x86_64 .

O que esse trabalho HWCAPS permite é que o vinculador dinâmico carregue versões otimizadas de bibliotecas em um novo diretório "glibc-hwcaps" no caminho de pesquisa da biblioteca. Essas versões otimizadas são bibliotecas compiladas / otimizadas para determinadas famílias de CPU ou os níveis de recursos x86-64 e para que isso seja feito perfeitamente para o usuário. Por exemplo, distribuições optando por fazer uso da funcionalidade, o suporte para CPUs x86_64 antigas pode ser mantido como parte de suas compilações de pacote, mas se fornecer várias compilações de biblioteca sob esta solução glibc-hwcaps, aqueles que executam o software em uma CPU mais recente verão mais biblioteca otimizada carregada perfeitamente. Ou, simplesmente, carregando o melhor código possível com base nas capacidades de hardware da CPU (HWCAPS) de maneira padronizada.

No caso dos níveis de recursos x86_64, atualmente inclui níveis acima da base x86_64 como para CPUs da era Nehalem, depois AVX / AVX2 e outras extensões encontradas no lado da Intel desde Haswell, e então o nível de corrente mais alto que equivale ao hardware escalável Intel Xeon com AVX-512.

O Glibc 2.33 apresenta subdiretórios x86-64-v2 / x86-64-v3 / x86-64-v4 sob a configuração glibc-hwcaps para esses níveis de recursos Intel / AMD. Também há opções POWER9 / POWER10 no lado POWER e depois z13 / z14 / z15 para arquitetura s390x.

Assim, com o iminente Glibc 2.33, existe este suporte de carregador para ser capaz de carregar os objetos / bibliotecas compartilhados mais otimizados quando presentes no sistema. Mas agora precisamos que os fornecedores de distribuição Linux comecem a distribuir essas compilações otimizadas ... Com a Red Hat trabalhando no esforço de engenharia para as mudanças do conjunto de ferramentas GNU e os níveis de recursos x86-64, espero que para o Fedora 35 ou assim veremos esta funcionalidade feita uso de out-of-the-box. É também com o Red Hat Enterprise Linux 9, onde eles irão elevar toda a linha de base do x86-64 para a sua construção com esperançosamente mais fornecedores de distribuição seguindo.

GNU C Library 2.33 será lançado nos próximos dias e também tem outras melhorias de vinculador dinâmico, um novo arquivo de cabeçalho com macros de consulta para recursos de CPU x86, suporte a hardware RISC-V de 32 bits e outras atualizações.

Glibc-HWCAPS e os níveis de recurso da microarquitetura x86-64 chegando juntos em versões lançadas em breve, Ubuntu 21.04 entrando no movimento LTO e outras atividades que 2021 será um bom ano para ver melhorias no desempenho do Linux pronto para uso.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário