FERRAMENTAS LINUX: O GSoC do Google voltado para a pandemia será muito menos interessante este ano

domingo, 31 de janeiro de 2021

O GSoC do Google voltado para a pandemia será muito menos interessante este ano


Confira !!


Embora seja hora de inscrição para organizações de código aberto que desejam participar do Google Summer of Code deste ano, as mudanças do GSoC 2021 no nome da pandemia estão levando algumas organizações a debater se ela ainda está envolvida neste esforço de codificação dos alunos.

Uma das principais frustrações das organizações com o GSoC 2021 é que as expectativas de tempo dos alunos participantes são reduzidas, portanto, menos projetos / trabalhos grandes podem ser resolvidos. O salário também é reduzido com a redução das expectativas de tempo e, por sua vez, alguns desenvolvedores muito talentosos podem encontrar estágios / empregos de verão mais atraentes em outros lugares. Basicamente, eles caíram das 350 horas anteriores para 175 horas por projeto e, com isso, também reduziram pela metade o pagamento aos alunos.

Já em outubro foi o anúncio que GSoC 2021 seria reduzido para apenas um projeto de 175 horas durante o período de 10 semanas. Isso foi em nome da "época do povo que está sobrecarregando a pandemia". Mas essa decisão foi tomada em outubro, antes de ver como a pandemia realmente funcionaria em 2021, muitas pessoas tendo mais tempo disponível em casa devido à pandemia, e aquele anúncio também mencionava "começando em 2021", então soa mais como uma mudança permanente de curso do que alguma medida temporária devido ao COVID-19.

Como resultado, o pagamento do Google também é reduzido (as indicações são de que ele caiu pela metade). Os alunos que desejam participar deste período de codificação ainda devem ter pelo menos 18 anos ou mais e ainda estar na escola. Outra diferença deste ano é que se antes a expectativa era que os alunos participantes fossem para a universidade, agora também vão aceitar alunos que vão para "acampamentos de codificação" e atividades semelhantes. Com essa barreira de entrada mais baixa, também pode levar a participantes menos qualificados.

Na sexta-feira, o Google fez uma convocação para que as organizações mentoras se inscrevessem para fazer parte do Google Summer of Code 2021. Mas com essas mudanças, nem todas as organizações recorrentes estão ansiosas para se inscrever.

A Fundação X.Org, que também engloba os projetos Mesa e Wayland, entre outros, faz parte do GSoC quase todos os anos. Ainda este ano, o conselho está decidindo se ainda participará. "O GSoC tem algumas mudanças importantes este ano (o tempo foi reduzido pela metade e o pagamento reduzido), então há alguma discussão sobre se ainda valeria a pena para o X.org participar ou não. Além disso, há algumas dúvidas se deveríamos comece a se envolver com o Outreachy. "

Portanto, eles estão decidindo, com os requisitos de tempo reduzidos, se ainda faz sentido se envolver mais os requisitos de alunos reduzidos. No caso dos projetos usuais da Fundação X.Org, eles tendem a ser maiores por natureza e, portanto, mais difícil encontrar projetos adequados ou valiosos com as expectativas de tempo reduzidas. Além disso, a Fundação X.Org está decidindo se vai se envolver com o Outreachy como um esforço anual de oferta de projetos para mulheres e outros grupos minoritários em tecnologia. O Outreachy não reduziu seus requisitos de tempo e agora está pagando aos participantes cerca do dobro do Google Summer of Code.

Veremos ao longo do verão como as mudanças do GSoC neste ano se desenrolam e se isso realmente leva a menos envolvimento com o projeto de código aberto e projetos de codificação técnica menos interessantes.






Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário