FERRAMENTAS LINUX: O Itanium IA-64 foi quebrado no upstream, e a compilação de kernel padrão do Linux no último mês

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O Itanium IA-64 foi quebrado no upstream, e a compilação de kernel padrão do Linux no último mês

 


Confira !

Embora a Intel tenha descontinuado formalmente os processadores Itanium há pouco menos de dois anos, o suporte do software Linux para o IA-64 continua. No entanto, como um possível sinal dos tempos, a compilação do kernel Linux 5.11 para ele foi quebrada no mês passado.

Como o que pode desencadear Linus Torvalds em uma manhã de segunda-feira, descobriu-se que, desde a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.11, o código do kernel Itanium "IA64" foi quebrado e agora é incapaz de realizar com sucesso uma compilação de kernel de configuração padrão "defconfig". Isso não foi devido a alguma mudança externa no kernel que regrediu o suporte, mas uma mudança feita pela IBM no IA64 Kconfig para habilitar SPARSEMEM por padrão .



Embora essa mudança tenha ocorrido no kernel  Linux no mês passado com a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.11 antes do Natal, aparentemente ninguém a testou com a construção do kernel de configuração padrão, pois ele quebra devido à falta de um arquivo de inclusão no código. Presumivelmente, o código foi pelo menos criado anteriormente durante o teste, mas não na configuração padrão do plain vanilla.

A falha de compilação dessa alteração do modelo de memória IA64 foi notada pelo desenvolvedor que fez a alteração original e agora está aguardando uma solicitação de Linus Torvalds para restaurar o suporte de compilação no Kernel Linux 5.11.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário