Confira !!
Anunciada há alguns anos foi a noção de versões "estendidas" do kernel LTS, por meio do qual o ciclo de suporte de longo prazo se estenderia por seis anos em vez dos dois anos usuais para os kernels LTS, fornecendo manutenção e correções de bugs / segurança para a base de código. Isso significa que o kernel Linux 5.4 LTS é suportado até o final de 2025, o kernel Linux 4.19 até o final de 2024 e até mesmo o kernel Linux 4.14 até o início de 2024. Mas com o recém-criado kernel Linux 5.10 LTS, pelo menos por agora ele só está sendo comprometido com manutenção até no final do próximo ano.
Houve diferentes observações / indicações sobre quanto tempo o ciclo de suporte de longo prazo do Linux 5.10 duraria, com muitos esperando seis anos, visto que é o que tem acontecido nos kernels LTS recentes - até mesmo o kernel do Linux 4.4 está sendo planejado para manutenção até fevereiro de 2022 e Linux 4.9 até 2023. O mantenedor estável do Linux Greg Kroah-Hartman agora forneceu uma resposta mais transparente na lista de discussão do kernel do Linux, decorrente da conversa sobre por quanto tempo o Linux 5.10 será mantido.
Pelo menos a partir de agora, o kernel Linux 5.10 LTS será mantido por apenas dois anos ou até o final do ano de 2022. Pode ser mantido por seis anos, mas pelo menos por agora não houve nenhuma empresa / organização comprometendo os recursos isso o está fazendo dizer sim àquele período de seis anos. Isso é semelhante à dança que normalmente deve acontecer a cada ano após um novo kernel do Linux Long Term Support.
Greg comentou : "Quero ver as empresas _utilizando_ o kernel e, o mais importante, _atualizando_ seus dispositivos com ele, para saber se vale a pena mantê-lo por mais de 2 anos. Eu também, espero, quero ver como essas empresas vão me ajudar no teste e manutenção dessa versão do kernel, a fim de tornar o suporte por 6 anos realmente possível. Então, você está planejando usar o 5.10? Você estará disposto a ajudar no teste das versões -rc que eu faço para me informar se houver algum problema e para ajudar a apontar e fazer backport de quaisquer patches específicos que suas plataformas precisam para essa versão do kernel? Quando recebo esse tipo de promessa e suporte de empresas, fico feliz em aumentar a duração do suporte do kernel de 2 para 6 anos e eu o marco no site."
Essa conversa começou com um engenheiro da Broadcom expressando sua opinião sobre um kernel LTS de dois anos ser insuficiente.
Greg acrescentou em outro post :" Até agora, o júri ainda está decidido para 5.10, você está disposto a ajudar com isso? Se não, por que você deseja que outras pessoas façam o seu trabalho por você? Estou conversando com algumas empresas, mas não estou disposto a me comprometer com nada em público ainda, porque ninguém se comprometeu comigo ainda. "
Principalmente, ele está atrás de mais organizações para ajudar a testar os candidatos a lançamento e comprometer todos os recursos necessários para fazer sentido para ele continuar a manutenção estável do LTS por mais de dois anos. (Greg, por sua vez como membro da Linux Foundation, responsável pelo gerenciamento do kernel estável, já recebe cerca de $ 322k USD de pacote de compensação anual e outra estimativa de $ 45k em compensação adicional, de acordo com os relatórios mais recentes da Linux Foundation.)
Com o Kernel Linux 5.10 definido para ser o kernel padrão do Debian 11 "Bullseye", usado pelo próximo lançamento do Google Android, e vendo outro uso planejado, veremos em breve se foi tomada a decisão de manter este kernel por seis anos ou se ele irá oficialmente para o fim de -vida no final de 2022.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário