Confira !!
No último trimestre, a Intel começou a fazer o upstream de seu suporte gráfico de código aberto Alder Lake S para o Linux. Não foi um feito muito grande ou revelou muitos detalhes, uma vez que ainda são os gráficos Gen12 / Xe vistos desde Tiger Lake. Mas tem vindo a acontecer e ao longo do mês passado também está ligado à pilha de controladores de multimédia de código aberto da Intel.
Mesclado de volta no Natal foi o patch de decodificação inicial para o Alder lake S (ADL_S) que tinha apenas algumas centenas de linhas de código graças à grande reutilização dos caminhos de código de driver Gen12 existentes.
Esse trabalho está na tag provisória do Intel Media Driver 21.1 .
Os recursos de decodificação / codificação de vídeo de Alder Lake S são descritos na página GitHub mas têm a mesma cobertura que Tiger Lake e o futuro Rocket Lake - incluindo HEVC 12 bits, VP9 12 bits, decodificação AV1 8 bits / 10 bits e o outro suporte existente que temos visto há algum tempo .
Em qualquer caso, é ótimo ver o suporte do driver de código aberto do Alder Lake sendo eliminado muitos meses antes do lançamento, com o hardware que não deve vir à tona até o segundo semestre deste ano - mais do que provavelmente no quarto trimestre. Mas essa é uma das grandes coisas com a Intel, que continua a ver um suporte de hardware de código aberto geralmente muito oportuno, para que ele possa entrar nas principais distribuições do Linux antes do envio do hardware aos clientes.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário