FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan Wayland Compositors estão se aproximando da realidade

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O Vulkan Wayland Compositors estão se aproximando da realidade

 

Confira !!


Uma das últimas peças do quebra-cabeça para suportar um compositor Wayland inteiramente baseado em Vulkan está vindo junto com uma nova extensão que parece que será fundida em breve e já há trabalhos pendentes contra Sway / WLROOTS para fazer uso do caminho Vulkan.

A extensão VK_EXT_physical_device_drm para Vulkan está em obras há vários meses e é para permitir o mapeamento de dispositivos físicos Vulkan e nós DRM. VK_EXT_physical_device_drm permite consultar propriedades DRM para dispositivos físicos e, por sua vez, combiná-los com nós DRM em sistemas Linux.

Esta extensão tem sido procurada por aqueles que trabalham com compositores Wayland na busca pelo suporte Vulkan em comparação com outros meios menos confiáveis ​​de combinar dispositivos para nós DRM. Com Vulkan 1.1 já está o resto das adiçõesnecessário para trazer um compositor Wayland em torno de descritores de arquivo de memória externa, manipulação de DMA-BUF, etc.

Já existe um suporte pendente para suportar a extensão EXT_physical_device_drm como o driver Mesa RADV. A NVIDIA também expressou interesse em fazer uso dessa extensão.

Esta extensão foi retida por uma falta de suporte Vulkan Conformance Test Suite (CTS) com o desenvolvedor original sendo desinteressado em fazer os casos de teste CTS. A cobertura do CTS é um requisito para extensões "EXT" e, portanto, falou-se em rebaixá-la a apenas uma extensão "MESA" para contornar isso. Mas um dos desenvolvedores da NVIDIA começou a trabalhar na cobertura do teste CTS.

Agora que há cobertura CTS pendente, parece que VK_EXT_physical_device_drm será adicionado oficialmente ao registro Vulkan em breve. Uma empolgação adicional nesta semana é o suporte ao alocador Vulkan em andamento para o WLROOTS , a biblioteca usada por Sway e outros compositores Wayland. Este código ainda é um trabalho em andamento, mas fornece suporte inicial ao Vulkan e usa DMA-BUFs.

Assim, estamos nos aproximando do ponto em que todos os bits estão em Vulkan para permitir compositores baseados em Wayland. Será interessante ver quanto tempo levará outros compositores do Wayland como o Mutter do GNOME e o KDE KWin para fornecer suporte Vulkan opcional. Este suporte Vulkan também é uma boa notícia, pois a NVIDIA tem trabalhado para oferecer suporte a essa nova funcionalidade, bem como ao suporte de aprovação DMA-BUF para seu driver, portanto, os compositores Wayland movidos pelo Vulkan devem funcionar bem no hardware NVIDIA também.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário