Confira !!
Depois de alguns dias muito ativos, os desenvolvedores da startup de segurança Corellium seguiram sua palavra até agora de publicar os patches do Apple Silicon na lista de e-mails do kernel do Linux para possível upstreaming no futuro que permita ao kernel do Linux inicializar com o hardware Apple M1 .
Os desenvolvedores do Corellium enviaram seu primeiro conjunto de sete patches sob um sinalizador de "solicitação de comentários" esta manhã. Estas são as mudanças mínimas necessárias para fazer o Linux inicializar no hardware atual baseado em ARM da Apple M1.
Foi no fim de semana que Corellium começou a
postar seu trabalho de inicialização do Linux no Apple M1 . Agora é possível obter a imagem de desktop Raspberry Pi ARMv8 do Ubuntu inicializando no hardware Apple M1 para uma GUI, embora sem qualquer aceleração de hardware. O suporte gráfico do Apple M1 continuará sendo o grande elefante na sala, dados os grandes desafios envolvidos em trazer uma pilha de drivers OpenGL / Vulkan totalmente nova e a necessidade de realizar toda essa engenharia reversa primeiro no macOS.
Os patches iniciais postados para revisão na lista de discussão do kernel do Linux incluem os bits necessários para interrupções FIQ, gancho WFI, um novo driver como o controlador de interrupção AIC da Apple e um driver de inicialização da CPU da Apple. Ainda está sendo trabalhada a parte DeviceTree, outro suporte de driver para diferentes componentes desses novos Macs da Apple e bits relacionados. Esses patches RFC iniciais para o kernel do Linux podem ser encontrados em
lore.kernel.org .
Provavelmente levará um tempo antes que tudo seja bem revisado, testado e atualizado, mas pelo menos um bom progresso está sendo feito. É surpreendente e empolgante ver como essa introdução está acontecendo rapidamente, embora o suporte da GPU seja uma longa jornada para aqueles que desejam usar esses Macs baseados em ARM um dia como um desktop / laptop Linux viável.
O código de trabalho em andamento do Corellium para o trabalho do kernel do Apple M1 está sendo testado por meio do
repositório Git Linux-M1 .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário