FERRAMENTAS LINUX: Um patch do AMD FreeSync HDMI foi exibido para o seu driver Linux de código aberto

domingo, 31 de janeiro de 2021

Um patch do AMD FreeSync HDMI foi exibido para o seu driver Linux de código aberto


 

Confira !!

Embora o driver gráfico AMD Linux por algum tempo tenha suportado FreeSync em conexões DisplayPort, monitores FreeSync conectados via HDMI não eram suportados. Mas agora estamos finalmente vendo o início dos patches, pelo menos no que diz respeito ao suporte HDMI pré-v2.1.

O HDMI 2.1 tem Taxa de atualização variável (VRR) como parte do padrão para reduzir o atraso, a trepidação e o rompimento de quadros, especialmente durante os jogos. Embora o HDMI 2.1 tenha o VRR padronizado e muitos outros recursos, o HDMI Forum limita o acesso às especificaçõese o que pode ser suportado por drivers de código aberto, por enquanto, levou à falta de suporte entre os drivers de gráficos de código aberto do Linux. A Fundação X.Org está tentando fazer com que o HDMI Forum mude de curso para permitir um melhor suporte de código aberto, mas de qualquer forma o que estamos vendo com o trabalho de patch que saiu na sexta-feira é para o FreeSync específico do fornecedor da AMD com pré-v2. 1 HDMI.


Finalmente existe um patch que adiciona suporte para FreeSync HDMI ao DC "Display Core" e DMCU (Display Micro Controller Unit) com o driver de kernel AMDGPU.

Não está claro se está tudo completo ainda, mas pelo menos com os patches DC mais recentes está claro que o suporte FreeSync HDMI está finalmente sendo trabalhado pelo menos para suporte pré-2.1 para monitores que anunciam explicitamente os recursos AMD FreeSync. O momento, entretanto, não fará com que esse trabalho chegue ao Linux 5.12, mas espero que seja encerrado a tempo para o Linux 5.13 neste verão. Antes disso, provavelmente funcionará também nas ofertas de drivers em pacote da AMD.








Até a próxima !!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário