FERRAMENTAS LINUX: A helloSystem quer ser o "macOS dos BSDs" com uma experiência de área de trabalho sofisticada

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A helloSystem quer ser o "macOS dos BSDs" com uma experiência de área de trabalho sofisticada


Confira !


Embora tenha sido um golpe triste quando o PC-BSD / TrueOS parou de perseguir suas ambições de desktop como o que era indiscutivelmente o sistema operacional de desktop BSD líder com uma ótima experiência para o usuário final, desde então vimos esforços como MidnightBSD, GhostBSD e outros preencha o evitar continuando a aprimorar o sistema desktop BSD pronto para uso. Um novo concorrente bastante interessante é o helloSystem, que pretende ser um "macOS de BSDs" para uma experiência de desktop polida.

Este fim de semana durante a conferência virtual FOSDEM 2021, que acredito ter sido a primeira vez que ouvi falar de helloSystem. O projeto helloSystem compartilha objetivos de design semelhantes aos do macOS em ser algo que "simplesmente funciona", não precisa de muita configuração e funciona bem fora da caixa no desktop. O helloSystem OS é alimentado por uma base FreeBSD. Até mesmo a área de trabalho do helloSystem foi configurada para se parecer com uma área de trabalho do MacOS X inicial.

Os desenvolvedores do helloSystem não estão procurando criar uma "réplica 1: 1" do macOS, mas sim algo que seja consistente com a filosofia de experiência do usuário do macOS. Isso simplesmente não está funcionando para reempacotar o software existente, mas eles também estão criando aplicativos de desktop especificamente para o helloSystem, muitos dos quais estão sendo escritos em PyQt.

O projeto helloSystem foi iniciado por Simon Peter, o desenvolvedor conhecido por iniciar o AppImage, o projeto PureDarwin e muito mais.

Para aqueles que desejam aprender mais sobre helloSystem, podem encontrar o projeto centrado no GitHub . O lançamento inicial do helloSystem 0.1 aconteceu no final de novembro, enquanto na semana passada o helloSystem 0.4 foi lançado. O helloSystem OS está atualmente rodando o FreeBSD 12.2 e continua adicionando mais de seus próprios aplicativos originais. Downloads ISO estão disponíveis aqui . Dado o seu trabalho já e o envolvimento de Simon Peter, este parece ser um projeto BSD de desktop muito interessante para seguir.




Fonte

Até a próxima !


Nenhum comentário:

Postar um comentário