FERRAMENTAS LINUX: O trabalho futuro para o Ubuntu 21.04 é mudar para o Wayland por padrão

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

O trabalho futuro para o Ubuntu 21.04 é mudar para o Wayland por padrão

 

Confira !!


No mês passado, recebemos a notícia maravilhosa de que o Ubuntu 21.04 pretende usar o Wayland por padrão para sistemas não NVIDIA na área de trabalho GNOME ao invés da sessão X.Org. Embora ainda faltem dois meses para o lançamento do Ubuntu 21.04, ainda há mais trabalho pela frente para tornar essa mudança uma realidade.

Os desenvolvedores do Ubuntu que estão trabalhando na transição do Wayland por padrão tornaram pública sua placa de trabalho Trello e ela oferece um vislumbre de alguns de seus planejamentos e desafios em torno dessa mudança significativa na mudança para o Wayland por padrão. A motivação deles em fazer isso agora é garantir que no Ubuntu 22.04 LTS no próximo ano o suporte do Wayland estará brilhando e em excelente forma, visto que é um lançamento de suporte de longo prazo.

Entre os itens que vale a pena destacar das atividades do Ubuntu's Wayland Trello:

- Explorar os novos pacotes autônomos do XWayland. Esse é o trabalho liderado pela Red Hat / Fedora para empurrar os novos pacotes autônomos do XWayland separados da base de código do X.Org Server para fornecer suporte mais recente ao XWayland do que o encontrado no antigo branch do X.Org Server 1.20. Sem nenhum sinal do X.Org Server 1.21 chegando, o objetivo aqui é entregar de forma confiável as correções / códigos de recursos mais recentes do X.Org, sem se preocupar com o resto da árvore do X.Org. O Ubuntu ainda não se comprometeu a usar o pacote autônomo do XWayland, mas espero que sim - por enquanto, está apenas em sua lista TODO para explorar.

- O ideal é mover o instalador da área de trabalho do Ubuntu para trabalhar no Wayland em vez do XWayland, mas ainda voltar para o X11 quando necessário.

- Mais testes de aplicativos Ubuntu Snaps e Java em Wayland / XWayland.

- Garantir que os aplicativos Mozilla / Gecko estejam usando seu suporte nativo do Wayland em vez de passar pelo XWayland. Existem também outras correções / confirmações relacionadas ao Firefox necessárias.

- Potencialmente atualizando seu pacote PipeWire para garantir que funcione bem para os cenários de desktop remoto.

- Garantir que a experiência seja agradável ao inicializar uma placa de vídeo NVIDIA com o driver proprietário que usará a sessão do servidor X.Org. Da mesma forma, certificar-se de que outros cenários de nicho, como o suporte de exibição do Hyper-V, ainda funcionem com o X.Org.

- Daniel van Vugt ainda está trabalhando no suporte a cores profundas para o GNOME.

- Potencialmente o back-porting da entrada de thread do GNOME 40 o código do GNOME 40 para o GNOME 3.38 ... Com o Ubuntu 21.04 que está  aderindo à série do GNOME 3.38, com este ciclo. Isso parece provisório e eles podem abandonar este trabalho, visto que haveria muitos pacotes para portar back-port e testar / manter.

O quadro do Wayland por padrão pode ser visto em Trello.com . Se tudo correr bem para o Ubuntu 21.04 em abril, veremos o Wayland por padrão para o Ubuntu em seu desktop GNOME Shell.




Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário