Confira !!
Com o Kernel Linux 5.11, há suporte do Nouveau KMS de código aberto para as GPUs Ampere - apenas configuração do modo kernel sem qualquer forma de aceleração 3D. A aceleração de hardware real requer mais trabalho e também a NVIDIA para lançar os binários de firmware assinados necessários. Com o Linux 5.12 ainda não há aceleração 3D, mas um grande conjunto de patches foi mesclado como um passo nessa direção.
Nouveau ainda precisa dos binários de firmware assinados para a aceleração de ampère GA100 / RTX30, mas os patches enfileirados no DRM-Next durante a noite são preparativos para ampère. Na verdade, são quase cinco mil linhas de código alteradas em uma série de commits e está apenas reestruturando o código do driver de código-fonte aberto para poder lidar com todos os novos tipos de mecanismo e instâncias com Ampere.
Ben Skeggs da Red Hat, que mantém o driver Nouveau DRM, explicou: " O problema é que o GA100 adicionou novos tipos e instâncias de mecanismo suficientes para que começássemos a estourar vários campos de bits u64 usados para rastrear as conexões entre vários mecanismos ... Em vez de endereçar subdevs por um índice único, damos a cada subdev um tipo e id de instância e substituímos o uso de campos de bits vinculados ao índice do subdev por outros métodos. "
Fazer as alterações simples, mas repetitivas, para acomodar o maior número de tipos de motor e instâncias com Ampere resultou nesta grande fusão para DRM-Next com as ~ 4.800 linhas de código alteradas para simplesmente permitir que a topologia do motor Ampere seja analisada corretamente e evitar potencialmente transbordando campos de bits de 64 bits não assinados de outra forma.
Esperançosamente, com o Kernel Linux 5.13 veremos um bom suporte acelerado do driver Nouveau de código aberto NVIDIA Ampere, mas mesmo assim ele ainda terá baixo desempenho como Maxwell / Pascal / Volta / Turing, a menos que a situação da PMU seja corrigida onde Nouveau pode re-clock os gráficos core / vRAM para as frequências de clock nominais, em vez de ser limitado aos baixos relógios de inicialização.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário