FERRAMENTAS LINUX: A otimização do modo de vídeo do AMDGPU FreeSync foi atualizada, mas tarde demais para o Kernel Linux 5.12

domingo, 14 de fevereiro de 2021

A otimização do modo de vídeo do AMDGPU FreeSync foi atualizada, mas tarde demais para o Kernel Linux 5.12

 

Confira !!


Voltando ao ano passado, os engenheiros da AMD trabalharam em uma otimização do modo de vídeo FreeSync experimental para evitar tela em branco na reprodução de vídeo em tela inteira. Basicamente, evitando um conjunto de modos completo ao alterar o modo de temporização durante a reprodução de vídeo para evitar qualquer tremulação / apagamento da tela. Esse trabalho agora foi atualizado para seu sexto giro enquanto está sendo visto como uma medida temporária até que uma solução melhor possa ser encontrada.

Essa otimização do modo de vídeo FreeSync continuou a receber novas revisões após o processo de revisão de código público. A sexta versão dos patches foi postada esta semana, mas obviamente dado o momento é muito tarde para possivelmente vê-la na janela de mesclagem iminente do Linux 5.12 - agora vai esperar pelo menos até o Kernel Linux 5.13.

O código mais recente para essa otimização de modo de vídeo tem algumas otimizações secundárias adicionais. Os patches também observam que usar este modo resulta em maior consumo de energia. Além disso, pode ser visto como temporário até que uma solução melhor possa ser resolvida.

A opção amdgpu.freesync_video permanece desativada por padrão como esperado, embora agora haja alguma documentação oferecendo algum raciocínio: "Esta opção deve ser opt-in por padrão, pois é uma solução temporária até que uma solução de longo prazo seja acordada, o que pode exigir mudanças na interface do usuário. Este recurso oferece ao usuário uma experiência perfeita quando programas compatíveis com o freesync (reprodutores de mídia, por exemplo) alternam para um modo de freesync compatível ao reproduzir vídeos. Ativar esse recurso também tem o potencial efeito colateral de causar maior consumo de energia devido à execução de um modo com resolução inferior e frequência de clock base com o clock base mais alto suportado no monitor de acordo com seus modos anunciados. Houve precedentes de modos de fabricação no kernel. No AMDGPU, o uso existente é para modos comuns e modos de escala. Outro driver também tem uma abordagem semelhante. "

Os patches de vídeo AMDGPU FreeSync mais recentes para os interessados ​​viaa lista de discussão do amd-gfx .






Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário