Confira !!
No início deste mês, Hector Martin e os desenvolvedores Asahi Linux postaram seus patches de kernel Linux iniciais para trazer a plataforma Apple M1 ARM SoC para o kernel principal com dispositivos como o 2020 Mac Mini / MacBook Pro / MacBook Air. A segunda iteração desses patches do Apple M1 Linux já foi postada.
Hector Martin continua trabalhando no suporte Apple M1 Linux por meio de crowdfunding com o objetivo ambicioso de fazer o Linux rodar bem nestes modernos dispositivos da Apple equipados com ARM. O Linux já está inicializando no hardware Apple M1, mas levará um bom tempo até que seja uma experiência polida e de alto desempenho, especialmente quando se trata de suporte gráfico acelerado no M1.
Com os patches "v2", há trabalho contínuo nos temporizadores, mudanças no DeviceTree, suporte provisório para FIQs de temporizador convidado no AIC, refatoração do driver Samsung TTY para adicionar o suporte da Apple e uma série de outras alterações de código de baixo nível e melhorias cosméticas.
O foco atual desses patches Apple M1 SoC continua a ser UART, interrupções, SMP, um frame-buffer baseado em SimpleFB e a configuração DeviceTree. Muito mais está pela frente nos próximos meses.
Mais detalhes sobre esses patches "v2" para o Apple M1 trazem no Linux por meio desta série de lista de discussão do kernel .
Atéa a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário