Confira 1!
A empresa de segurança Corellium tem trabalhado para habilitar o SoC Apple M1 no Linux e no mês passado eles postaram os patches iniciais do kernel do Linux para o Apple M1 . Enquanto isso, o desenvolvedor independente Hector Martin também tem trabalhado na habilitação do Apple M1 por meio de crowdfunding e hoje ele postou seu conjunto inicial de patches do kernel do Linux para trazer o hardware Apple 2020 no Linux.
Hector Martin postou hoje um conjunto de 18 patches como parte de seu trabalho inicial de preparação para o Apple M1 SoC com foco nos modelos 2020 Apple Mac Mini, MacBook Pro e MacBook Air que usam este Apple Silicon. Este trabalho inicial foca no suporte UART, interrupções, SMP e DeviceTree. Há também uma implementação de buffer de quadro baseada em SimpleFB para uma exibição funcional, embora não acelerada. O DeviceTree está focado no modelo Apple Mac Mini 2020, mas deve funcionar na maior parte com o MacBook Air e o MacBook Pro também.
Além do trabalho do kernel, também há trabalho em andamento no "m1n1" como um novo gerenciador de inicialização para lidar com o protocolo de inicialização peculair da Apple e o formato DeviceTree.
Os 18 patches iniciais de Hector para inicializar o Apple M1 podem ser encontrados na lista de discussão do kernel.
Ainda há muito trabalho pela frente, especialmente se quisermos uma aceleração de GPU funcional, mas o progresso está sendo feito para aqueles que desejam rodar o Linux sem problemas no hardware Apple M1 / Apple Silicon.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário