Confira !!
O esforço CentOS Hyperscale está parecendo bastante promissor para aqueles que usam o CentOS Stream e desejam pacotes mais novos em alguns casos e padrões alternativos como uma mistura do CentOS Stream, Fedora / EPEL e seus próprios repositórios de pacotes futuros.
O grupo de interesse especial CentOS Hyperscale foi formado por engenheiros como Facebook e Twitter com um conjunto interessante de objetivos . O Hyperscale SIG foi aprovado no mês passado e, nas últimas semanas, houve progresso em seu estabelecimento. Em alguns casos, está pegando o que já foi realizado internamente em grandes empresas como o Facebook e tornando-o adequado para o CentOS upstream / consumo público generalizado.
Davide Cavalca do Facebook apresentou no evento virtual CentOS Dojo at FOSDEM da semana passada sobre os esforços deste SIG e também as motivações do Facebook para se envolver. Mais de 75% dos servidores do Facebook estão rodando no CentOS Stream 8 emparelhado com vários EPEL (Pacotes Extra para Enterprise Linux) e backports do Fedora. Mas, além de usar o CentOS Stream, o Facebook está modificando sua própria construção internamente com mudanças como o uso do kernel Linux upstream em seus sistemas CentOS.
O foco com o esforço do CentOS Hyperscaler está em backports de pacotes de movimentação mais rápida por meio de um repositório opcional que fornecerá atualizações / substituições de pacotes drop-in. Embora vivam de forma mais moderna, essas atualizações são destinadas a serem estáveis e para uso em produção. Entre os muitos pacotes previstos para o repositório Hyperscale, estão as versões mais recentes do systemd. O foco está em atualizações de pacotes com o desejo de que novos pacotes sejam satisfeitos, passando pelo Fedora e depois para o repositório EPEL para novos pacotes.
Outro foco com o Hyperscaler SIG é fornecer alternativas de política e configuração em áreas como suporte a IPTables legados, sistemas de arquivos alternativos (Btrfs), CGroups V2, etc. Não é esperado inicialmente, mas o suporte para compilações de kernel Linux alternativas através dos repositórios Hyperscale são também antecipado, como o rastreamento de lançamentos de kernel Linux LTS para aqueles que desejam algo diferente de um kernel compatível com RHEL ou o que é fornecido pelo Fedora.
Além de ter o repositório estável / de produção, um repositório "
experimental" (teste) também é antecipado para testes em larga escala de outros recursos, como o trabalho atualmente sendo feito pelo Fedora / Red Hat para habilitar DNF / RPM copy-on-write.
Veja mais na apresentação embutida abaixo.
Outras palestras do CentOS Dojo também estão disponíveis no Blog do CentOS .
Nenhum comentário:
Postar um comentário