FERRAMENTAS LINUX: O Fedora está se preparando para mudar para o moderno driver de áudio "Sound Open Firmware" da Intel

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O Fedora está se preparando para mudar para o moderno driver de áudio "Sound Open Firmware" da Intel


Confira !


O Fedora 34 está planejando mudar para o moderno driver de áudio Sound Open Firmware da Intel, já que ele deve estar em boa forma agora e ser superior ao driver de som existente. Isso está antes que a Intel mude para o caminho do código do driver SOF da Intel por padrão no kernel upstream, uma vez que essa mudança foi examinada pela primeira vez pelos usuários do Fedora.

Nos últimos anos, a Intel vem desenvolvendo o Sound Open Firmware . Como implícito no nome, o firmware de som agora é de código aberto para o DSP de áudio com este esforço. Esse esforço em torno do Low Power Engine (LPE) da Intel começou com os dispositivos da era Bay Trail / Cherry Trail e o esforço SoF continuou para hardware mais recente. O padrão atual do kernel upstream e outras distribuições é usar a solução de firmware "SST" existente enquanto o plano é fazer a transição para o uso da solução SoF de código aberto com seu driver moderno. (Há um driver de kernel separado para cada solução de firmware, em oposição a apenas trocar um blob de firmware proprietário por firmware de código aberto.)

A Intel espera eventualmente descontinuar e remover o driver padrão SST existente para o hardware de áudio Intel LPE compatível. Mas primeiro o Fedora mudará o driver padrão ali para ajudar nos testes antes da mudança generalizada no kernel upstream. Essa mudança é possibilitada pelo Linux 5.11 agora permitindo que os drivers SST e SOF sejam construídos em um único kernel e, em seguida, altere o driver padrão em tempo de execução com base nos parâmetros do kernel.

Detalhes sobre a mudança no Fedora 34 podem ser encontrados no Fedora Wiki . A mudança deve ser quase invisível para os usuários finais, além de agora desfrutarem de firmware de som de código aberto (BSD / MIT licenciado) com hardware Intel LPE e também alguns problemas sendo resolvidos com o novo driver são melhores suspender / retomar o manuseio.

Mais detalhes sobre o projeto Intel Sound Open Firmware através desta apresentação de 2019 (PDF).




Fonte

Até a prócxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário