Confira !!
A Lenovo continua trabalhando em uma série de contribuições para o kernel upstream, graças ao seu trabalho de pré-carregar várias distribuições de Linux em vários dispositivos diferentes. Em cooperação com os engenheiros da Red Hat no ano passado, vimos muitas melhorias relacionadas à Lenovo e o mais recente conjunto que virá com o ciclo Linux 5.12 é o suporte de perfil de plataforma ACPI para seus laptops.
Junto com o suporte de infraestrutura de perfil de plataforma ACPI já observado anteriormente , os drivers da Lenovo são configurados para habilitar o suporte de perfil de plataforma no Linux 5.12.
Conforme observado naquele artigo de dezembro, este suporte de perfil de plataforma permite alterar as características do perfil operacional do hardware do laptop em relação aos níveis de potência / desempenho e, por sua vez, ao comportamento térmico e de velocidade do ventilador. O espaço do usuário pode alterar o perfil da plataforma atual gravando em / sys / firmware / platform_profilee então fica a cargo do hardware alterar seu estado para corresponder ao caso de uso desejado, seja desejando um modo de baixa energia, operação fria, operação silenciosa, térmica / energia equilibrada ou simplesmente desejando o melhor desempenho do hardware. Os usuários podem manipular manualmente (ou com script) o estado do perfil da plataforma sysfs ou existe algo como o Power Profiles Daemon que tem trabalho pendente para alterar automaticamente o comportamento com base em várias condições.
A infraestrutura de perfil da plataforma ACPI foi enviada para a árvore de gerenciamento de energia "pm-next" em dezembro, enquanto hoje as mudanças de driver da Lenovo foram transferidas para o branch platform-drivers-x86 "for-next" antes do ciclo Linux 5.12 abrir mais tarde neste mês.
Há a adição de thinkpad_acpi para habilitar o suporte para dispositivos Lenovo com DYTC Versão 5 ou mais recente e os modos suportados são baixo consumo de energia / balanceado / desempenho. Suporte semelhante foi colocado na fila hoje para o ideapad-laptop no fornecimento deste suporte de perfil de plataforma para vários laptops Lenovo IdeaPad, também precisando do DYTC versão 5 ou mais recente.
Para encurtar a história, o Linux 5.12 foi criado para permitir que os laptops Lenovo mais novos alterem o comportamento operacional entre os modos de baixo consumo de energia / balanceado / desempenho manualmente ou com os próximos componentes de espaço do usuário (Power Profiles Daemon do GNOME até agora).
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário