Confira !!
O suporte do driver gráfico de código aberto Linux para o hardware móvel da série Ryzen 5000 foi desenvolvido sob o codinome " Green Sardine ". Com o kernel Linux 5.11 que em breve será estável oferecendo a habilitação inicial para o novo hardware e os laptops da série Ryzen 5000 esperados neste trimestre, os blobs de firmware da Sardinha Verde chegaram ao linux-firmware.git .
Na quinta-feira, os binários de firmware "Green Sardine" necessários foram integrados ao linux-firmware.git, o repositório central para arquivos de firmware / microcódigo de harware do Linux. Todos os 11 binários, que são necessários para trabalhar a aceleração de hardware com o driver de código aberto, foram mesclados. Esperançosamente, todas as principais distribuições do Linux irão rapidamente pegar os novos arquivos de firmware e, portanto, quando emparelhados com um novo kernel, permitirão trabalhar com aceleração 3D pronta para uso com o novo hardware gráfico AMD.
Idealmente, a AMD teria empurrado os binários de firmware mais cedo para permitir mais tempo para adoção, mas esta é uma das áreas em que a AMD deixou espaço para melhorias, com muitas vezes os arquivos de firmware não chegando até pouco antes do lançamento do hardware ou em alguns casos infelizes após. Pelo menos no lado do driver do kernel AMDGPU, o código-fonte aberto para Green Sardine foi publicado no início de outubro para permitir um tempo decente para o upstream. A reviravolta significa que distribuições como o Ubuntu não verão suporte pronto para uso até 21.04 e não até o atual 20.10, mas pelo menos o código chegou a versões estáveis a tempo de disponibilidade de hardware.
(Para aqueles que estão se perguntando sobre o suporte ao laptop Linux da série Ryzen 5000, assim que eu conseguir encontrar um laptop Cezanne pretendo comprar um para benchmarking e testes de compatibilidade do Linux ... A AMD não havia entrado em contato durante a rodada inicial de análises do Windows / testando algumas semanas atrás, quando vários revisores do Windows foram semeados com um laptop Cezanne para teste, então, infelizmente, provavelmente terei de comprar um assim que encontrar um modelo de varejo disponível.)
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário