FERRAMENTAS LINUX: O KVM com o Kernel Linux 5.12 permite que o espaço do usuário emule o hipercalls Xen e também a otimização da AMD

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

O KVM com o Kernel Linux 5.12 permite que o espaço do usuário emule o hipercalls Xen e também a otimização da AMD


Confira !!


Mesmo antes do kernel  Linux 5.11 ser lançado no domingo, o mantenedor da máquina virtual baseada em kernel (KVM) Paolo Bonzini já havia enviado o lote inicial de alterações de virtualização para o Kernel Linux 5.12. Existem algumas mudanças interessantes na frente do KVM para o Kernel Linux 5.12 .

Talvez o mais interessante com o trabalho do KVM para Linux 5.12 seja o suporte em x86 / x86_64 para permitir que o espaço do usuário emule hipercalls Xen. Essa capacidade decorre de trabalhos publicados por engenheiros da Oracle em 2019, como parte de uma série mais ampla. Esses patches liderados pela Oracle estão buscando suporte de convidado Xen HVM para KVM. O objetivo é permitir que o KVM inicialize convidados Xen x86 HVM e implementado de forma semelhante à forma como o Hyper-V é tratado para x86 KVM.

O interesse da Oracle nesta funcionalidade é ser capaz de executar imagens Xen HVM não modificadas com KVM, melhores testes de convidados Xen e drivers para-virtualizados (PV) e muito mais. Para o Linux 5.12, essa solicitação inicial de pull é apenas a parte dos patches para permitir a interceptação de hipercalmadas feitas pelo convidado. Os patches foram retomados em dezembro do ano passado por David Woodhouse da Red Hat, da Red Hat, e devem ser o suficiente para colocar os convidados do Xen HVM em execução enquanto outras melhorias estão a caminho.

O trabalho do KVM também inclui melhorias de escalabilidade para o novo código MMU. Paolo espera mais tarde no ciclo do Linux 5.12 (em torno de -rc3 em algumas semanas) para passar a usar o novo MMU por padrão após a conclusão de testes adicionais.

Há algumas melhorias específicas da AMD nesta rodada com o uso de VMLOAD / VMSAVE para salvar e restaurar o estado do host, a errata da AMD que fez com que a virtualização aninhada não fosse confiável e o suporte para o comando de atestado AMD SEV. O uso de VMSAVE / VMLOAD para salvar / restaurar o estado do host no código AMD SVM resultou em uma economia de cerca de 39% nos ciclos da CPU. Isso se origina de um engenheiro da AMD descobrindo que a sobrecarga do VMEXIT era bastante significativa no código AMD atual.

O pull de recurso Linux 5.12 KVM também tem melhorias POWER9 e POWER10, suporte para a chamada de hipervisor TRNG padrão no ARM e outras melhorias de baixo nível. Mais detalhes por meio desta solicitação de pull com todos os patches de recurso da máquina virtual baseada em kernel para esta próxima versão do kernel Linux.




Fonte

Até a próxiama !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário