FERRAMENTAS LINUX: Os Patches atualizados do FUTEX2 foram publicados para o kernel Linux com foco em jogos auxiliares

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Os Patches atualizados do FUTEX2 foram publicados para o kernel Linux com foco em jogos auxiliares

 

Confira !!


Está se aproximando um ano desde a proposta do FUTEX2 para abordar as deficiências da chamada de sistema FUTEX existente e permitir que a semântica corresponda melhor ao comportamento do Windows, que é útil ao executar jogos do Windows no Linux via Wine / Proton do Steam Play. No final, a chamada de sistema FUTEX2 pode levar a uma menor utilização da CPU e, por sua vez, permitir um maior desempenho de jogos Linux.

André Almeida da Collabora postou ontem os últimos patches apresentando a chamada de sistema FUTEX2, embora com esses patches ainda estejam marcados como "solicitação de comentários" (RFC), então não espere que sejam mesclados com a linha principal em curto prazo - além do fato de que já seria tarde demais para tentar colocá-lo na janela de mesclagem do 5.12, agora aberta.

Com a chamada de sistema FUTEX2 e as versões corrigidas do Wine / Proton, pode haver facilmente uma melhoria de vários por cento em relação ao comportamento existente - veja mais detalhes na apresentação recente A chamada de sistema FUTEX2 continua trabalhando em direção à linha principal em 2021  na apresentação do Linux.Conf .Au 2021. O suporte à espera de múltiplos futexes de FUTEX2 é para melhor corresponder ao comportamento do Windows, enquanto a nova chamada do sistema também abordaria a permissão de tamanhos menores para o número inteiro do espaço do usuário do futex e melhor reconhecimento de NUMA.

Além de modificar o Wine / Proton para fazer uso do FUTEX2, Andre também enfatizou a interface ao modificar o Glibc para também fazer uso da nova chamada de sistema. Até agora, os números de teste e desempenho parecem bons.

Os patches mais recentes para a chamada de sistema FUTEX2 podem ser encontrados para revisão e discussão na lista de discussão do kernel . Veremos para onde vai a discussão a partir daí, se o trabalho ficar abotoado rapidamente onde poderíamos vê-lo aparecer no kernel Linux 5.13 neste verão ou se levará mais alguns ciclos até que seja resolvido e os desenvolvedores upstream concordem com isso melhoria do kernel de baixo nível que ajudará não apenas nos jogos, mas também em outros casos de uso.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário