FERRAMENTAS LINUX: O LibreSOC ainda se esforça para produzir uma CPU / GPU híbrida de código aberto construída em OpenPOWER

domingo, 7 de fevereiro de 2021

O LibreSOC ainda se esforça para produzir uma CPU / GPU híbrida de código aberto construída em OpenPOWER


Confira !!


O LibreSOC continua sendo o projeto muito ambicioso de criar um SoC de CPU / GPU híbrido de código aberto totalmente aberto, mas com uma batalha muito difícil ainda pela frente.

O LibreSOC está atrás de projetar uma CPU / GPU híbrida que seja 100% open-source . O projeto originalmente pretendia ser um acelerador RISC-V Vulkan quando o projeto era conhecido como Libre RISC-V. Mas eles finalmente abandonaram o RISC-V por almejarem ser um design baseado no OpenPOWER ISA em vez de não precisar de NDAs e outros assuntos organizacionais que os impediram de usar o RISC-V.

Os planos originais para este acelerador de código aberto concentraram-se apenas em ser capaz de fornecer 1280 x 720 @ 25 FPS e cerca de 5 ~ 6 GFLOPS .... Mesmo em 2018, quando esses objetivos foram compartilhados, era bastante fraco naquela época e com cada um O ano que passa parece muito mais fraco, especialmente com suas esperanças de encontrar este SoC de código aberto para ser usado em dispositivos de consumo, como laptops do tipo Chromebook e muito mais.

Luke Kenneth Casson Leighton, que continua a liderar o esforço LibreSOC apresentado hoje no FOSDEM 2021 sobre o trabalho recente e em andamento para esta iniciativa OpenPOWER de CPU / VPU / GPU híbrida que seria totalmente open-source, incluindo para o design de hardware.

LibreSOC como parte de seu uso OpenPOWER ainda está propondo uma extensão de vetor "Simple-V" para tornar o ISA mais apropriado para cargas de trabalho de gráficos convencionais. O LibreSOC está sendo projetado em NMIGEN como um HDR baseado em Python. Durante a apresentação do FOSDEM deste ano, Luke compartilhou que o LibreSOC pretende fazer "os mesmos truques que o IBM POWER10 e o Apple M1" podem fazer graças ao OpenPOWER ser uma arquitetura RISC.

O ávido entusiasta do código aberto também acredita, "Libre-SOC combina o melhor dos designs de processadores históricos, cooptando e inovando com eles (mijando no quintal de cada empresa de CPU e GPU no processo)."

Porém, veremos se / quando o LibreSOC consegue atingir seu objetivo de um SoC de grande volume e baixo consumo de energia para tablets, smartphones e outros dispositivos e se o desempenho é suficiente para atingir qualquer nível de adoção da indústria.

Além de projetar seu próprio SoC OpenPOWER que é de baixo consumo de energia e adequado para fins de GPU / VPU com sua extensão personalizada, para obter o suporte de software gráfico, espera-se aproveitar os gostos de Mesa LLVMpipe e Vulkan-CPU / Kazan para fornecer OpenGL / Vulkan além de seu SoC otimizado. O foco neste ponto é apenas ser um SoC integrado e não fornecer, digamos, um acelerador / placa gráfica baseada em PCIe. Todos os esforços anteriores de placas de vídeo de código aberto, como o Project VGA, também falharam.

A apresentação do FOSDEM 2021 LibreSOC pode ser visualizada aqui (PDF).





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário