FERRAMENTAS LINUX: O Radeon "GFX90A" foi adicionado ao LLVM como um CDNA de próxima geração com um FP64 de taxa total

domingo, 21 de fevereiro de 2021

O Radeon "GFX90A" foi adicionado ao LLVM como um CDNA de próxima geração com um FP64 de taxa total

 


Confira !!

Parece que o suporte de driver de código aberto para o sucessor de próxima geração do CDNA GPU / MI100 "Arcturus" está a caminho. Alcançar o AMDGPU LLVM da linha principal é um novo alvo "GFX90A" que adiciona novos recursos interessantes para computação.

O alvo AMD GFX90A é uma grande adição e foi rápida e silenciosamente fundido esta semana ... Tanto que gerou algumas preocupações e críticas na análise de outros desenvolvedores LLVM upstream que o pedido de fusão foi apenas por um curto período de tempo (um pouco mais de uma hora) antes de mesclá-lo, não permitindo tempo suficiente para a revisão do código em um patch tão grande. Para qual uma das respostas em troca acabou ""O código fora do back-end AMDGPU LLVM não é tocado, mas compreensivelmente alguns dos desenvolvedores upstream são desencorajados pelo processo apressado que não permite qualquer revisão de código aberto antes de lançar uma adição tão massiva.


GFX90A é outra iteração de Vega / CDNA com GFX10 sendo os mais novos processadores gráficos RDNA / RDNA2. O suporte ao " Arcturus " estava sob o nome gráfico GFX908 para o que se tornou o Radeon Instinct MI100, lançado no ano passado.


Com este novo GFX90A, entre as diferenças, a maioria das instruções do FP64 agora está com taxa máxima. O desempenho aritmético da GPU FP64 da AMD tende a ser a metade da taxa aritmética do FP32, mas para este CDNA de próxima geração, parece que o FP64 de taxa total será um recurso importante.

O destino GFX90A também adiciona um novo recurso de "divisão de grupo de encadeamentos" (TgSplit), instruções adicionais de matriz fundida e multiplicação (MFMA), suporte para extensão de Data Parallel Primitives (DPP), intrínsecos de imagem estendidos e outras alterações de uma rápida olhada no novo Código.

O destino GFX90A atinge cerca de setenta mil linhas de novo código para o back-end do compilador AMDGPU LLVM, incluindo casos de teste e alguns outros bits redundantes. Mas ver FP64 de taxa total e outras adições nos deixa ainda mais intrigados por esta parte de CDNA de próxima geração. O novo alvo pousou esta semana por este commit .

Até agora não vimos nenhum patch do kernel do Linux ou outra ativação de driver de código aberto para acompanhar o novo suporte do compilador GFX90A, mas estarei atento como sempre. Esta deve ser uma placa de computação poderosa se o suporte ROCm estiver em boa forma para o hardware e lidar com cargas de trabalho modernas diretamente e por meio da migração de mais bases de código CUDA para o Radeon Open eCosystem.

O LLVM main agora está rastreando o que será o LLVM 13.0 e não lançado como estável até o outono. Portanto, o tempo apressado para pousar GFX90A é um pouco estranho, considerando que foi no mês passado que a ramificação do LLVM 12.0 aconteceu e já estava perdida no momento em que este pedido de mesclagem foi aberto ... Dado que nenhum suporte ao kernel AMDGPU foi publicado e também perdido a agora aberta janela de mesclagem do Linux 5.12, não será até Q3-2020, pelo menos, antes que esta nova GPU seja bem suportada pela pilha de driver do Linux principal em forma estável / lançada. Dado o momento do lançamento do MI100, é provável que esta nova GPU seja lançada no final do ano ou potencialmente até mesmo no próximo, considerando há quanto tempo o suporte Arcturus / GFX908 estava durando.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário