FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.12 evitará o desligamento prematuro dos sistemas móveis da Intel quando estiver quente

domingo, 21 de fevereiro de 2021

O Kernel Linux 5.12 evitará o desligamento prematuro dos sistemas móveis da Intel quando estiver quente

Confira !!


O Kernel Linux 5.12 com mudanças térmicas enfileiradas evitará o desligamento prematuro de estações de trabalho móveis Intel quando um limite térmico "crítico" for atingido e não muito crítico.

Enviados na sexta-feira foram os patches térmicos para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.12. Chamando minha atenção nessa variedade de patches estavam dois patches de Kai-Heng Feng da Canonical, que faz parte da equipe do kernel do Linux para o Ubuntu.

Os patches para o int340x da Intele os drivers Intel PCH são para consertar um desligamento inesperado de sistemas em uma temperatura "crítica". Não é que as temperaturas sejam imprecisas, mas apenas não críticas o suficiente para o kernel forçar todo o sistema a desligar - especialmente se o daemon Thermald da Intel estiver sendo executado no espaço do usuário ou algo semelhante ou algum outro sistema de gerenciamento do espaço do usuário para decidir quando forçar um sistema desligado por calor excessivo.

Kai-Heng Feng explicou a situação no patch int340x:

Estamos vendo um desligamento térmico em estações de trabalho móveis baseadas em Intel, o desligamento ocorre durante a primeira manobra de viagem em Thermal_zone_device_register ():

kernel: térmica térmica_zone15: temperatura crítica atingida (101 C), desligando

No entanto, não devemos fazer um desligamento térmico aqui , desde

1) Podemos querer usar um daemon dedicado, o thermald da Intel neste caso, para lidar com o desligamento térmico.

2) Para sistemas baseados em ACPI, _CRT não significa desligamento, a menos que esteja dentro do namespace ThermalZone. ACPI Spec, 11.4.4 _CRT (Critical Temperature): "... Se este objeto está presente sob um dispositivo, o driver do dispositivo avalia este objeto para determinar o ponto de disparo da temperatura crítica de resfriamento do dispositivo. Este valor pode então ser usado pelo dispositivo driver para programar um ponto de disparo do sensor de temperatura do dispositivo interno. "

Portanto, uma "viagem crítica" aqui significa apenas que devemos adotar um método de resfriamento mais agressivo.

Como o dispositivo int340x não está presente em ACPI ThermalZone, substitua o retorno de chamada .crítico padrão para evitar um desligamento térmico surpreendente.

Portanto, se você está encontrando sua moderna estação de trabalho móvel Intel desligando inesperadamente, este pode ser o culpado, e a mudança de comportamento está chegando com o Kernel Linux 5.12.

A Canonical já carrega este patch desde janeiro para suas compilações de kernel do Ubuntu e seus kernels de parceiros OEM.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário