FERRAMENTAS LINUX: O sistema de controle de revisão Mercurial continua enferrujando para um melhor desempenho

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O sistema de controle de revisão Mercurial continua enferrujando para um melhor desempenho


Confira !!


O sistema de controle de revisão distribuído Mercurial continua a ser usado principalmente em torno de alguns grandes projetos de base de código e os desenvolvedores continuam trabalhando para otimizar seu desempenho, em parte, fazendo a transição para a linguagem de programação Rust.

Com o Mercurial sendo tradicionalmente um programa Python e suportando extensões C em algumas áreas, nos últimos anos eles passaram a usar o código Rust para obter melhor desempenho e facilidade de manutenção. O " Plano de Oxidação " do Mercurial, em última instância, exige que o comando principal (hg) se torne um binário Rust que incorpora e usa um interpretador Python quando necessário, enquanto o código Python do Mercurial chama o código Rust.

Este esforço para mover um código mais sensível ao desempenho de Python ou C para Rust com Mercurial vem acontecendo há alguns anos, enquanto o desenvolvedor Raphaël Gomès apresentou uma atualização / status do esforço durante a conferência virtual FOSDEM 2021 do último fim de semana.

Rust continua a oferecer melhor desempenho do que Python ou mesmo as extensões C. Usar o Rust está permitindo que os desenvolvedores deste sistema de controle de revisão distribuído de código aberto também forneçam melhores recursos de multi-threading com pouco trabalho. Em alguns casos, a melhoria de desempenho significa cair de cerca de 7,3 segundos para 53 milissegundos com o código Rust mais recente.

Dependendo da área do Mercurial sendo portada para o Rust, geralmente varia de 3 a 10 vezes o desempenho mais rápido e também leva a benefícios de economia de memória e muito mais. É verdade que ele é comparado ao código Python e, em alguns casos, também otimiza os algoritmos e outras melhorias feitas ao mesmo tempo.

Em qualquer caso, para aqueles curiosos sobre as últimas novidades sobre a transição do Mercurial para o Rust, podem ver este conjunto de slides (PDF) do FOSDEM Online 2021.





Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário