Confira !
Os usuários de vários gráficos Intel Tiger Lake e outros SKUs gráficos "Gen12", como as placas gráficas discretas DG1, poderão em breve perceber uma grande aceleração de desempenho com o driver Linux de código aberto.
Acontece que há um gargalo de desempenho considerável agora no suporte do driver gráfico Intel Gen12 no Linux ao usar hardware com menos de 96 unidades de execução. Por sua vez, com os patches para resolver essa deficiência, as melhorias de desempenho do OpenGL / Vulkan podem ser de 10% a 63% mais rápidas em comparação com o estado atual.
O defeito atual decorre de confiar em tabelas de hashing de pixel pipe pré-programadas. Essas tabelas estáticas foram criadas partindo do pressuposto de que todos os canais de pixel têm o mesmo poder de processamento, o que não é verdadeiro quando executado em hardware com configurações fundidas, onde alguns tubos de pixel podem ter sub-filas ausentes. As tabelas de hashing atuais, portanto, levam a um "gargalo sério" no hardware com contagens UE mais baixas.
O trabalho pendente altera o comportamento para calcular uma tabela de hashing de pixel-pipe que é balanceada para a potência computacional em cada pixel pipe. Os gráficos Intel Tiger Lake e DG1 com menos de 96 unidades de execução provavelmente verão as melhorias mais dramáticas. Os resultados são muito tentadores, "uma melhoria de FPS que foi observada variando entre 10% e 63% para a maioria das cargas de trabalho gráficas não triviais que experimentei em uma plataforma TGL 80 EU. "
A melhoria ainda não foi incorporada ao Mesa, pois está aguardando testes mais generalizados primeiro em diferentes hardwares gráficos da Intel em outras configurações da UE. Aqueles com gráficos Gen12 que desejam testar (ou Gen11 Ice Lake para garantir que não haja regressões) podem encontrar esses patches emocionantes por meio deste MR . Infelizmente, meu único hardware Tiger Lake / Gen12 (comprado no varejo ...) é o i7-1165G7 com 96 EUs, mas executará alguns benchmarks de qualquer maneira para confirmar sem surpresas.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário