FERRAMENTAS LINUX: VRR, menor latência provável para o KWin Wayland Compositor do KDE

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

VRR, menor latência provável para o KWin Wayland Compositor do KDE

 


Confira !!

Seguindo a recente e importante reescrita do código do compositor KWin do KDE, há melhorias mais interessantes para o KWin, melhorando seu suporte ao compositor Wayland.

O desenvolvedor do KDE, Xaver Hugl, tem um código de trabalho em andamento que busca o suporte para Taxa de atualização variável (VRR, também conhecido como Adaptive-Sync / FreeSync) para o compositor KWin Wayland. Além disso, os patches provisórios também visam reduzir a latência induzida pelo compositor para cerca de 1-2ms ao usar varredura direta com Vsync, mas sem VRR.

Este suporte de taxa de atualização variável para KDE no Wayland é bastante significativo para jogadores de Linux e mais um passo para tornar o suporte Wayland do KDE em paridade com o suporte X11. Bem como com a latência otimizada, o suporte também pode ajudar. Mas, por enquanto, é importante ter em mente que esse suporte ainda está em andamento - o desenvolvedor ainda não foi capaz de testar / verificar a funcionalidade com um display FreeSync.

O código por enquanto pode ser encontrado por meio desta solicitação de mesclagem, mas com um pouco de sorte pode acabar no Plasma 5.22 ainda este ano.

Sway também está entre os compositores que apóiam VRR no Wayland .





Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário