FERRAMENTAS LINUX: A Intel envia novos patches de driver do Linux para o display do hardware "XE_LPD" v13

sexta-feira, 12 de março de 2021

A Intel envia novos patches de driver do Linux para o display do hardware "XE_LPD" v13


 Confira !!

A Intel enviou seus últimos patches de driver de código aberto Linux hoje para sua nova arquitetura de exibição "XE_LPD" que será encontrada com as próximas plataformas de hardware. O XE_LPD apresenta recursos de exibição da "versão 13", mas não deve ser confundido com os gráficos "Gen13", pois eles estão começando a segregar mais seus diferentes blocos de IP GPU da Intel.

Os patches "XE_LPD" da Intel são para sua arquitetura de exibição de próxima geração, também conhecida como versão 13 de seu IP de exibição. XE_LPD é um avanço evolutivo sobre Tiger Lake / Rocket Lake / DG1 / Alder Lake. O código do kernel enviado hoje não está vinculado a uma plataforma específica no momento, mas está preparando o driver Linux do lado da tela para lidar com essa nova arquitetura.

Esses patches XE_LPD são o que em sua forma inicial, em janeiro, foram inicialmente referidos como a Intel trazendo o "Display13"  enquanto agora carrega as referências do XE_LPD.

Os patches deixam claro que o XE_LPD não está vinculado a nenhuma placa de vídeo Intel "Gen13", " A chegada dessa nova arquitetura de tela coincide com uma desagregação geral da numeração de versão da arquitetura das GPUs Intel para os diferentes blocos de IP do componente. t precisa para falar sobre uma plataforma usando INTEL_GEN () mais uma vez que os vários blocos IP (gráficos, mídia, exibição) estão se movendo para esquemas de numeração internos independentes que podem ter diferentes granularidade e movimento em diferentes cadências. "

Portanto, este trabalho de ativação do XE_LPD também inclui a reestruturação do driver do kernel do Intel Linux para depender menos do controle de versão "Gen" da Intel. O XE_LPD suporta avanços planos de até 128 KB, mudanças de manuseio de poços de energia, um máximo de 255 linhas de marca d'água em comparação com 31 anteriores e mudanças de VRR. No geral, porém, os novos patches XE_LPD "Display13" não revelam muito do que é empolgante, já que os patches mais suculentos virão com o novo código de ativação da plataforma de hardware.

No momento, este trabalho XE_LPD / Display13 consiste em 23 patches para revisão. Hardware com este novo bloco de exibição não é esperado por pelo menos mais um ano, então ainda há muito tempo para este trabalho de driver Linux de código aberto ser ajustado e mantido, graças ao trabalho pontual de habilitação de hardware Linux da Intel que eles têm feito mantendo-se atualizado por mais de uma década de suporte geralmente rigoroso antes do lançamento.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário