FERRAMENTAS LINUX: A Intel já começou a trabalhar no código do driver Linux para o Lunar Lake

terça-feira, 9 de março de 2021

A Intel já começou a trabalhar no código do driver Linux para o Lunar Lake

 


Confira !!

Enquanto os processadores de desktop Intel Rocket Lake de 11ª geração são lançados este mês, os desenvolvedores de driver de código aberto Linux da Intel, conhecidos por seu suporte pontual, já estão preparando o código inicial em torno de sua plataforma "Lunar Lake" de 14ª geração.

O suporte pontual de código-fonte aberto / Linux da Intel em plataformas de desktop, móveis e servidores é um dos pontos fortes de venda para aqueles que preferem usar algo em seu PC além do Windows (a Intel normalmente também faz mais pelo BSD / FreeBSD do que outros fornecedores) . Um ano atrás, a Intel começou a atualizar seu código de ativação do Rocket Lake Linux e isso foi rapidamente seguido por Alder Lake, que esperamos ver o lançamento antes do final do ano civil. No final de 2020, os desenvolvedores de código aberto da Intel já estavam trabalhando no suporte inicial em torno do  Meteor Lake, enquanto agora, ao terminarmos o Q1'2021, há patches começando a surgir para o Lago Lunar, o sucessor do Lago Meteor e o que será o 14º Lago da Intel Processadores clientes gen.

É improvável que vejamos os processadores Lunar Lake da Intel antes de 2023, enquanto o início dos patches do kernel começou este mês. O trabalho começou com atualizações de driver e1000e para dar suporte ao Lago Lunar. " Adicionar IDs de dispositivos para as próximas gerações de LOM que estarão disponíveis na próxima plataforma Intel Client (Lunar Lake). Este patch fornece o suporte inicial para esses dispositivos. "

Essa é uma pequena mudança, mas o trabalho de habilitação da plataforma Lunar Lake para o Linux já começou. Como os detalhes sobre o Lago Lunar ainda são escassos, será interessante ver o resto dos patches do Linux se materializarem no devido tempo. Há rumores de que Lunar Lake tem gráficos Gen12.9 ou Gen13 como uma das áreas que estaremos procurando na ativação do Linux e vendo o que é revelado.

Com a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.12 acabada de passar, as mudanças na rede e1000e pelo menos provavelmente ficarão na fila para o Linux 5.13 e veremos que outro código pode sair nas próximas semanas antes da próxima janela de mesclagem do kernel. Em qualquer caso, é ótimo ver a Intel continuando com sua implementação oportuna de plataforma de cliente para Linux. Fique atento.






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário