Confira !!
Se não fosse estranho o suficiente durante esses tempos de pandemia ver o suporte do Nintendo 64 upstream no kernel do Linux 5.12 chegando algumas semanas atrás, o mais recente hardware vintage com o suporte de código aberto ainda em funcionamento são os processadores Motorola 68000 série de 32 bits. O LLVM / Clang hoje fundiu o alvo "m68k" para esses processadores com três décadas de idade.
Os processadores Motorola 68000 (m68k) de 32 bits foram encontrados nos primeiros computadores Apple Macintosh, Amiga, Sega Genesis e outros dispositivos antigos. A Motorola nem mesmo tem desenvolvido a série 68000 desde meados dos anos 90, mas ela permaneceu popular em alguns círculos de computação retro e ainda vê o Linux / trabalho de código aberto.
A porta GCC m68k continua a ser mantida enquanto anteriormente estava em risco de remoção. Mais recentemente, houve um trabalho com o objetivo de fazer o upstream de m68k no LLVM após várias tentativas falhas no passado.
A justificativa agora para manter o suporte da série 68000 da Motorola no LLVM é que o back-end amadureceu um pouco e está sendo usado ativamente por amadores de m68k.
O foco no momento parece estar no compilador Clang C / C ++ para m68k, mas, em última análise, isso também é importante se você quiser usar outros projetos baseados em LLVM nesses processadores antigos da Motorola como o Rust e inúmeros outros projetos de código aberto inovadores aproveitando este compilador a infraestrutura.
O suporte m68k para LLVM / Clang foi mesclado em um conjunto de oito patches hoje na base de código principal para LLVM 13 que será lançado como estável neste outono.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário