Confira !
Os engenheiros da Intel têm trabalhado em uma ferramenta chamada kcpuid para mostrar os recursos / capacidades brutos da CPU de um processador no Linux. Este utilitário fará parte da árvore de origem do kernel e está enfileirado agora no branch x86 / misc do tip, tornando-o material para o Linux 5.13, evitando quaisquer problemas que surjam.
Os usuários / administradores geralmente podem contar com / proc / cpuinfo para descobrir rapidamente os recursos da CPU de um determinado sistema. Mas as informações relatadas sobre a CPU podem ser um pouco enganosas, pois algumas informações podem ser deixadas de fora devido às opções de tempo de inicialização / linha de comando do kernel que podem desabilitar alguns sinalizadores de recursos. Enquanto isso, existem outros utilitários de espaço do usuário para ler os recursos da CPU, mas eles não estão necessariamente atualizados para as CPUs mais recentes, entre outros problemas potenciais.
Portanto, com o utilitário KCPUID fornecido pela Intel, este é um utilitário dentro da árvore do kernel, semelhante aos componentes do espaço do usuário perf que também residem na árvore, entre outros códigos não kernel. KCPUID relatará recursos da CPU com base na presença da instrução CPUID, independentemente de o kernel estar usando um recurso ou não. Este utilitário também pode fornecer saída semelhante a / proc / cpuinfo para facilitar a análise / comparação.
Também conveniente com este utilitário é que as definições de folha da CPUID são mantidas em um arquivo CSV para fácil análise e para fazer novas adições. O utilitário de linha de comando kcpuid oferece suporte a várias opções diferentes para descarregar os recursos da CPU com suporte de várias maneiras.
Na segunda-feira, o KCPUID foi fundido no branch x86 / misc do tip, o que significa que ele deve fazer parte da janela de mesclagem do Linux 5.13 em dois meses.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário