FERRAMENTAS LINUX: O Mesa considera um aumento da linha de base de suporte de CPU

segunda-feira, 29 de março de 2021

O Mesa considera um aumento da linha de base de suporte de CPU


 Confira !!

Os desenvolvedores do Mesa estão discutindo atualmente o aumento da linha de base do compilador padrão para os drivers Mesa no futuro, o que aumentaria os requisitos básicos da CPU para esses drivers Mesa de código aberto, a menos que substituíssem os sinalizadores do compilador. No entanto, apenas os sistemas mais antigos seriam afetados negativamente.

Semelhante a outros projetos de código aberto que discutem a possibilidade de aumentar os requisitos de base da CPU para permitir que padrões mais otimizados do compilador sejam usados ​​para beneficiar CPUs recentes ou mesmo fazendo isso no nível de distribuição, o Mesa também está considerando uma mudança em seus padrões.

Uma proposta aberta esta semana permitiria por padrão o uso de SSE2 em compilações Mesa. Sim, mesmo em 2021, a menos que seja especificamente voltado para ele, SSE2 não é usado por padrão para compilações de Mesa. O SSE2 está presente desde o Pentium 4 em 2000, enquanto o suporte da AMD existe desde o Athlon 64 dias, três anos depois.

Usar o SSE2 em 2021 por padrão ainda é bastante conservador ao permitir que CPUs de quase duas décadas ainda funcionem com o Mesa. As compilações do Mesa sob o Microsoft MSVC também habilitam SSE2 por padrão para nenhum protesto do usuário. Alguns também sugeriram habilitar SSE3 / SSSE3 por padrão para as compilações do Mesa enquanto isso e ainda permitiria que o hardware de 10 a 15 anos ainda funcionasse bem com as compilações padrão do Mesa.

Aumentar a linha de base dos recursos da CPU também apresenta a possibilidade de surgirem novos bugs quando se trata de lidar com código de baixo nível, como drivers gráficos. Algumas observações foram feitas sobre a possibilidade de problemas com o Gallium Nine ou outras peculiaridades / falhas de compatibilidade para resolver. A RFC, conforme declarado, seria aumentar a linha de base do recurso do compilador após o Mesa 21.1 do próximo trimestre.

Ao habilitar esses recursos por padrão, há melhorias na saída do código e devem ajudar no desempenho. Estranhamente, embora nenhuma medição de desempenho tenha sido incluída como parte deste "pedido de comentários".

Os interessados ​​na discussão sobre a possibilidade de o Mesa usar como padrão as compilações habilitadas para SSE2 ou mesmo SSE3 / SSSE3 podem ver este tíquete do Gitlab para a conversa em andamento. Veremos o que acontece.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário