FERRAMENTAS LINUX: O OpenZFS 2.1-rc1 foi lançado com o RAID sobressalente distribuído "dRAID"

quarta-feira, 31 de março de 2021

O OpenZFS 2.1-rc1 foi lançado com o RAID sobressalente distribuído "dRAID"



Confira !

O primeiro candidato a lançamento do próximo sistema de arquivos OpenZFS 2.1 para sistemas Linux e FreeBSD já está disponível para teste.

Comparado com o lançamento do OpenZFS 2.0 no final de novembro, o OpenZFS 2.1 é um lançamento de recurso muito menor, mas ainda com algumas mudanças significativas.

Primeiro, o OpenZFS 2.1 está trazendo um novo recurso chamado Distributed Spare RAID (dRAID). O RAID de reserva distribuído do OpenZFS é descrito como uma "configuração de pool [que] permite que todos os dRAID vdevs participem da reconstrução para um dispositivo hot spare distribuído. Isso pode reduzir substancialmente o tempo total necessário para restaurar a paridade total para o pool com um dispositivo com falha." Em testes realizados pelos desenvolvedores, eles descobriram que o dRAID precisava de 25% menos tempo para resilver em comparação com um hot spare tradicional. O OpenZFS 2.1 permitirá que um pool dRAID seja criado usando o novo tipo de nível superior "draid". Este recurso Distributed Spare RAID está em desenvolvimento há mais de um ano.

O OpenZFS 2.1-rc1 também apresenta uma nova propriedade de "compatibilidade" para os conjuntos de recursos do Zpool. Esta propriedade é para "permitir que conjuntos de recursos sejam especificados; para compatibilidade com versões / lançamentos / sistemas externos específicos. Influencia o comportamento de 'zpool upgrade' e 'zpool create'."

O terceiro recurso encontrado com o OpenZFS 2.1-rc1 é o comando "zpool_influxdb" para auxiliar na coleta de estatísticas de Zpool no banco de dados de série temporal InfluxDB.

Essas são as principais alterações de recursos a serem encontradas no OpenZFS 2.1-rc1 disponível na noite de segunda-feira.

O OpenZFS 2.1-rc1 pode ser baixado do GitHub . O OpenZFS 2.1-rc1 foi verificado para funcionar através do kernel Linux 5.11 e no FreeBSD 12.2 / 13.0.





Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário