Confira !!
Parece que o kernel Linux 5.13 oferecerá o suporte a um recurso do RISC-V interessante nesta primavera.
Na fila agora no branch "for-next" da RISC-V a partir desta semana está o suporte para XIP ou eXecute In Place. O RISC-V XIP permite que o código seja executado diretamente do armazenamento não volátil que pode ser endereçado diretamente pela CPU. O RISC-V XIP permite a execução de código diretamente do armazenamento endereçável por CPU, como memória flash QSPI NOR, sem primeiro ter que carregá-lo na RAM do sistema.
Um kernel RISC-V XIP pode ser executado diretamente do flash, mas requer que o kernel não seja compactado e o suporte MMU deve estar presente e habilitado.
O "Kernel Execute-In-Place from ROM"
Execute-In-Place permite que o kernel seja executado a partir de um armazenamento não volátil diretamente endereçável pela CPU, como o flash NOR. Isso economiza espaço na RAM, pois a seção de texto do kernel não é carregada da flash para a RAM. Seções de leitura e gravação, como a seção de dados e pilha, ainda são copiadas para a RAM. O kernel XIP não é compactado, pois precisa ser executado diretamente do flash, portanto, será necessário mais espaço para armazená-lo. O endereço flash usado para vincular os arquivos do objeto kernel e para armazená-lo depende da configuração.
Mais detalhespor meio deste commit em RISC-V para o próximo antes do ciclo do Kernel Linux 5.13.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário