FERRAMENTAS LINUX: Os patches do kernel Linux são enviados para uma máquina virtual M68k mais poderosa

quarta-feira, 24 de março de 2021

Os patches do kernel Linux são enviados para uma máquina virtual M68k mais poderosa

 


Confira !!

Agora, quando se trata de emulação Motorola 68000 "m68k" com Linux, o alvo mais poderoso é o Quadra 800, que é limitado a apenas 1 GB de RAM e interfaces específicas. Mas a caminho está a nova "Máquina Virtual M68k" que é muito mais poderosa.

O Macintosh Quadra 800 é de 1993 com seu Motorola 68040 rodando a 33 MHz com 8 MB de RAM. Linux e QEMU suportaram o Quadra 800 como um alvo emulado, mas esta nova máquina virtual M68k permitirá maior capacidade e comodidades mais modernas. O suporte lateral do QEMU para a nova máquina virtual M68k está vindo com o QEMU 6.0, enquanto os bits do kernel do Linux para esta máquina virtual foram enviados hoje em forma de patch.

Laurent Vivier explicou sobre a nova máquina virtual M68k, "A máquina virtual M68k é baseada nas interfaces Goldfish definidas pelo Google para o simulador Android. Ele usa Goldfish-rtc (cronômetro e RTC), Goldfish-pic (PIC) e Goldfish-tty (para tty inicial). A máquina é criada com 128 barramentos virtio-mmio, e eles podem ser usados ​​para adicionar console serial, GPU, disco, NIC, HID, hwrng, 9PFS ... A máquina virtual m68k foi mesclada no QEMU e estará disponível com o versão 6.0. Esta série apresenta o suporte desta nova máquina no kernel do Linux. "

O suporte da Virtual M68k Machine no lado do kernel tem apenas cerca de 700 linhas de código novo. O kernel corrigido rodando com o código de desenvolvimento QEMU 6.0 é bom o suficiente para iniciar uma imagem de disco Debian 10 pré-instalada.

Por enquanto, o suporte do lado do kernel é disponível através desses patches. Mais detalhes sobre a máquina virtual M68k para emulação da série Motorola 68000 mais capaz podem ser encontrados na apresentação incorporada abaixo.









Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário