FERRAMENTAS LINUX: O IBM busca mais otimizações para o Linux no POWER10

segunda-feira, 26 de abril de 2021

O IBM busca mais otimizações para o Linux no POWER10

 


Confira !!

Com isso aparentando que todos os fundamentos estão em vigor para o suporte do IBM POWER10 Linux, nos últimos dias vimos um aumento nos patches de engenheiros da IBM trabalhando em otimizações de desempenho do POWER10.

O grande destaque nesta semana são as melhorias do wake_affine para sched / fair . Depois que a IBM descobriu que "os números de benchmark no POWER10 eram menores do que o esperado", eles rastrearam parte disso até o código de programação do Linux.

Devido ao cache POWER10 L2 estar no nível do núcleo, algum ajuste para sched / fair foi feito para POWER10 incluindo uma preferência de núcleos de CPU ociosos para afinidade de cache. Este conjunto de patches mais esta série de patches anteriores a partir do início de abril parece valer a pena. A série anterior consistia em garantir que o cache L2 fosse descoberto corretamente e definir o domínio do cache de último nível (LLC) para o domínio de programação SMT.


Esses patches parecem estar valendo a pena, com casos como o benchmark Java DayTrader mostrando um rendimento 44% maior. Os Benchmarks de programação sintética também estavam valendo a pena. Mas esses patches ainda precisam ser revisados ​​e também não foram testados em hardware POWER9 existente para garantir que não haja regressões. Esses patches são muito tarde para ver para o Kernel Linux 5.13, mas talvez ainda este ano com o kernel Linux 5.14 caso esteja pronto.

Também houve outros patches menores em todo o ecossistema Linux / de código aberto nos últimos dias e semanas, como o Glibc otimizando Strlen para POWER10. Sim, algumas melhorias interessantes até mesmo para a função de comprimento de string.

Espera-se que os sistemas IBM POWER10 comecem a alcançar os clientes no final do ano civil, portanto, espere mais ajustes nos próximos meses.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário