Confira !!
No momento, o Fedora Linux usa predominantemente o GCC como o compilador de sistema padrão, exceto nos casos em que o projeto upstream suporta apenas LLVM / Clang. Mas avançando empacotadores trabalhando no Fedora podem decidir mudar para o uso do LLVM Clang para construir um determinado pacote onde valha a pena.
Jeff Law e Tom Stellard, que é o atual gerente de lançamento do LLVM e empregado da Red Hat, estabeleceram uma mudança na política do compilador para o Fedora 35. A proposta é permitir que os empacotadores escolham construir seus pacotes com Clang mesmo onde o projeto upstream suporta GCC. Ao mesmo tempo, a proposta permitiria que os pacotes fossem compilados com o GCC mesmo se o projeto upstream não suportasse a coleção de compiladores GNU. A decisão sobre o compilador a ser usado para um determinado pacote seria basicamente deixada para o empacotador usar seu julgamento técnico.
Esta proposta manteria o GCC como o compilador de sistema padrão e a maioria dos pacotes provavelmente continuaria usando o GCC, mas a opção estaria lá para aqueles que desejam usar o LLVM Clang, como se o código fosse compilado de forma mais rápida e otimizada no LLVM / Clang. Para algumas cargas de trabalho, o uso de LLVM / Clang pode compensar em comparação ao GCC com desempenho de tempo de execução mensuravelmente melhor. Isso é semelhante a como o Clear Linux da Intel usará seletivamente o GCC ou o Clang, dependendo do pacote específico em nome da entrega de melhor desempenho. Existem também alguns recursos de segurança e outros recursos do compilador de interesse para alguns com a pilha LLVM.
Entre os pacotes que estão conduzindo esta mudança de política está a capacidade de usar o Clang para construir o Firefox, usar LLVM / Clang para construir a si mesmo ao invés do GCC, usar o Clang com sua funcionalidade Control Flow Integrity (CFI) com QEMU para melhor proteção e outros pacotes semelhantes.
O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora ainda não avaliou esta mudança na política do compilador, mas para aqueles interessados nesta proposta do Fedora 35 podem aprender mais através do Wiki do Fedora .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário