FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan Video chega para o novo Encode/ Decode de Vídeo Padrão da Indústria

terça-feira, 13 de abril de 2021

O Vulkan Video chega para o novo Encode/ Decode de Vídeo Padrão da Indústria

 


Confira !!

Durante anos, estivemos ansiosos para aprender mais sobre a API Vulkan Video mencionada há muito tempo, que deveria vir em H1-2020 , mas agora finalmente chegou com a atualização v1.2.175 de hoje em forma provisória. As novas extensões Vulkan Video permitem codificação / decodificação de vídeo acelerada por GPU. A obra pública inicial é tratada como uma especificação provisória e com cobertura limitada de codec, mas será expandida com o tempo.

Vulkan Video permite codificação / decodificação acelerada por GPU e integração com a API Vulkan sobre agendamento, sincronização e outros recursos Vulkan. As principais novas extensões para Vulkan Video são VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue e VK_KHR_video_encode_queue. Vulkan Video foi projetado para ser extensível em termos de cobertura de codec, embora inicialmente as novas extensões sejam VK_EXT_video_encode_h264, VK_EXT_video_decode_h264 e VK_EXT_video_decode_h265).

Notavelmente ausentes agora estão os codecs de vídeo VP9 e AV1 open-source / royalty free ... Felizmente, o Khronos Group diz que eles virão em uma atualização futura do Vulkan. Seu foco inicial era garantir que os componentes principais da arquitetura estivessem prontos e, uma vez que tudo estivesse resolvido, estariam ampliando seu suporte a codecs. É uma pena que não tenham feito a estreia de hoje, mas espero que não demore muito para ver a cobertura expandida. Uma extensão de codificação Vulkan H.265 também está em desenvolvimento.

O Grupo Khronos publicou uma postagem no blog esta manhã em Khronos.org descrevendo a funcionalidade do Vídeo Vulkan com muito mais detalhes. Verifique isso para aprender sobre Vulkan para codificação / decodificação / transcodificação de vídeo.


Espera-se que a NVIDIA seja a primeira com cobertura de driver Vulkan para as extensões de vídeo. A NVIDIA deve lançar um novo driver beta Vulkan esta manhã que suporta essas extensões de vídeo Vulkan. Eu ainda não ouvi falar da AMD ou Intel sobre quando eles planejam apresentar o suporte ao Vulkan Video com seus drivers Linux Vulkan (de código aberto). Pelo menos no caso da Intel, esperamos que chegue logo para a ANV, dados seus recursos e já tendo sua pilha multimídia de código aberto avançada. No lado da AMD para código aberto, eles têm confiado na aceleração de vídeo baseada em Gallium3D até agora e será interessante ver se / quando eles adaptam AMDVLK para Vulkan Video e se o driver RADV independente consegue agregar suporte para essas extensões de vídeo também.

A NVIDIA publicou um etxemplo de decodificador de vídeo Vulkan de código aberto para os interessados. O Khronos Group e seus parceiros também estão trabalhando na cobertura do conjunto de testes de conformidade, mais exemplos de código e outras adições em torno do Vulkan Video.

Esperançosamente, uma vez que as especificações do Vulkan Video 1.0 forem finalizadas, veremos mais software de multimídia usar esta API de codificação / decodificação de vídeo em comparação com a fragmentação vista agora por diferentes interfaces de vídeo, especialmente com diferentes APIs com suporte entre Windows e Linux. Com Vulkan Video 1.0 e quando o suporte de codec expandido estiver aqui, temos boas chances de se tornar a interface dominante para codificação / decodificação de vídeo acelerada por GPU ... Bem, espero que decole melhor do que OpenMAX.

As extensões provisórias do Vulkan Video são o trabalho mais significativo encontrado na atualização das especificações de hoje, mas também existem outras novas extensões no Vulkan 1.2.175 .






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário